Publicado em 05/09/2022 - 16:35 | Atualizado em 08/09/2022 - 15:13
  • Início/
  • /
  • Comlurb fecha primeiro fim de semana de shows do Rock in Rio com 165,9 toneladas de resíduos removidos
A Comlurb conta com cerca de mil garis na parte interna do Rock in Rio - William Werneck/Prefeitura do Rio

A Comlurb fechou o primeiro fim de semana de shows do Rock in Rio com 165,9 toneladas de resíduos removidos. Apenas no domingo (4/9) foram recolhidas 55,4 toneladas de resíduos, sendo: 36,8 toneladas de resíduos potencialmente recicláveis e 9 toneladas de resíduos orgânicos, na parte interna, durante a noite; 8,7 toneladas na limpeza externa diurna e noturna; e 5,2 toneladas na limpeza interna diurna nesta segunda-feira (5/9), após o fim das apresentações, Durante o evento-teste realizado no dia 30 agosto foram removidas outras 4,4 toneladas de resíduos.

A Companhia está atuando diariamente com cerca de mil garis na gestão de resíduos do evento, na parte interna, durante 24 horas, englobando: áreas de circulação do público, gramados, praças de alimentação, área VIP, backstage, arenas e velódromo, e 181 garis na parte externa, inclusive nas vias de acesso à Cidade do Rock. O evento foi palco também da apresentação e início de operação de duas novas varredeiras compactas mecanizadas, que fazem parte do pacote de cerca de 300 veículos e equipamentos adquiridos pela Companhia e anunciados pelo prefeito Eduardo Paes em março.

A Comlurb é responsável ainda pela destinação correta do lixo gerado no evento, com os resíduos potencialmente recicláveis sendo direcionados às cooperativas de catadores contratadas pelos organizadores do festival. Os resíduos orgânicos estão sendo entregues pelo Rock in Rio para um projeto de compostagem com uma empresa privada. Para facilitar o descarte correto de resíduos, cerca de dois mil contêineres foram distribuídos, tanto na parte interna quanto na parte externa da Cidade do Rock.

Equipes do Lixo Zero, com apoio da Guarda Municipal, realizaram rondas em toda a parte externa da Cidade do Rock, incluindo a Avenida Abelardo Bueno e vias de acesso, próximo a estações do BRT e pontos de ônibus, para flagrar inconformidades com a Lei de Limpeza Urbana. Em três dias de trabalho, foram aplicadas 22 multas, sendo 10 para pessoas urinando em via pública, 10 por descarte indevido de pequenos resíduos, e duas por propaganda irregular.

• 5 de setembro de 2022