Comlurb bate meta e fecha o ano com 20 novos ecopontos entregues à população

Publicado em 21/12/2022 - 17:16 | Atualizado em 22/12/2022 - 19:57
O ecoponto do Fogueteiro - Divulgação

Com a inauguração do ecoponto Fogueteiro, no Rio Comprido, nesta quinta-feira (22/12),  a Comlurb chega à marca de 20 ecopontos em operação em 2022, batendo a meta para o ano. O presidente Flávio Lopes reafirma a importância desses espaços, que garantem um gerenciamento mais eficiente dos resíduos sólidos, principalmente no interior e nos acessos às comunidades. A iniciativa da Comlurb conta com apoio entusiasta de moradores e associações locais.

– Quando recebi a missão do prefeito de cuidar das comunidades, vimos na expansão de ecopontos uma grande sacada para garantir mais qualidade de vida aos moradores, já que sem um ponto organizado para o descarte de resíduos, eles acabavam sendo deixados nos becos e vielas, sem qualquer controle – afirma Flávio Lopes.

O ecoponto Fogueteiro conta com uma caixa compactadora de 15 m3 para receber lixo comum e duas outras do mesmo tamanho para entulhos, galhadas e bens inservíveis. Ele estará aberto à população local diariamente, das 6h às 18h. Os outros 19 ecopontos lançados pela Comlurb este ano, são: Vagão e Vila Jurema, em Realengo; Santo Amaro, no Catete; Madureira, embaixo do Viaduto Negrão de Lima; Mineira, no Catumbi; comunidades de Vigário Geral, Parada de Lucas e Amarelinho, na Zona Norte; Novo Lar, no Recreio; Camarista Méier, no Engenho de Dentro; Mangueira; na Avenida Paranapuan, na altura do Morro do Dendê, e Vila Joaniza, Parque Royal e Pixunas, na Ilha do Governador; Sá Viana, no Grajaú; e Arará, em Benfica.

A Comlurb está empenhada em reformar e implantar novos ecopontos em diversas regiões da cidade, especialmente em áreas mais críticas de descarte irregular. Assim, a Companhia garante que locais antes degradados passem a contar com pontos ordenados de descarte, com remoção regular dos resíduos por caminhões. Além de fundamentais para a ordenação dos resíduos, os ecopontos ajudam no controle de vetores e melhoria da saúde pública.

• 21 de dezembro de 2022