Publicado em 19/05/2021 - 12:11 | Atualizado em 19/05/2021 - 16:03
  • Início/
  • /
  • Comlurb adapta caminhões compactadores e lança nova logística de coleta domiciliar no Vidigal
Coleta domiciliar no Vidigal - Divulgação/Prefeitura

A Comlurb lançou, nesta quarta-feira (19/05), a nova logística de coleta domiciliar no Vidigal, Zona Sul da cidade. Foram instalados 27 novos contêineres com capacidade de 1.200 litros, distribuídos em pontos estratégicos da comunidade. Outra novidade é o uso, pela primeira vez, de caminhões compactadores especialmente adaptados para atuar em ruas mais estreitas, permitindo o acesso aos locais onde estarão as novas caixas coletoras.

O projeto foi solicitado à Comlurb pela Subprefeitura da Zona Sul, após uma série de conversas com lideranças comunitárias locais. A coleta no Vidigal é feita diariamente no sistema porta a porta. A nova logística vai favorecer quem mora em becos e vielas, locais de difícil acesso aos caminhões da companhia.

O caminhão adaptado – Divulgação / Prefeitura do Rio

O lançamento do serviço no Vidigal contou com a presença de garis alpinistas da companhia, que utilizam a técnica de rapel na limpeza de encostas, do presidente da Comlurb, Flávio Lopes, e de diversos profissionais do corpo técnico da empresa, como o diretor de Limpeza Urbana, Guilherme Gomes, o superintendente Sul, Alexandre Campos, e gerentes, coordenadores e encarregados.

– O descarte de lixo no Vidigal era feito de forma desordenada, provocava a proliferação de vetores. Agora, a população tem espaços para fazer o descarte correto. Esse novo modelo de coleta traz eficiência logística e operacional, nos permitindo avaliar a possibilidade de expandir o projeto para outras comunidades – afirmou o presidente Flávio Lopes.

Área foi limpa para receber as caixas coletoras – Divulgação / Prefeitura do Rio

Lixo espalhado em calçada antes da instalação de caçambas – Divulgação / Prefeitura do Rio

Os 27 novos contêineres estão distribuídos em diversos pontos da Avenida Presidente João Goulart, a principal via do Vidigal, sendo três na altura do número 627, duas na altura do 773, uma na altura do 922, quatro na altura do 829, três na altura do 839, três na altura do 853, cinco junto ao muro da Vila Olímpica, e seis na altura da UPP.  Nesses locais os moradores não tinham pontos predefinidos para o descarte dos resíduos, que acabavam espalhados pelo interior da comunidade. A Comlurb já iniciou estudos para expandir a nova logística a outras comunidades.

• 19 de maio de 2021