Publicado em 18/02/2022 - 11:55 | Atualizado
  • Início/
  • /
  • Central de monitoramento da Comlurb garante mais eficácia na fiscalização da frota de coleta domiciliar
A Central de Monitoramento torna o serviço da Comlurb mais eficaz -William Werneck/Prefeitura do Rio

A Comlurb mantém em operação em sua sede, na Tijuca, o Centro Operacional, um moderno painel de monitoramento em tempo real, que torna possível o controle e a fiscalização de diversas ações dos 200 caminhões compactadores que fazem a coleta domiciliar da companhia, com acompanhamento 24h por dia, de segunda a sábado, em cerca de 800 roteiros de serviços. Além disso, outros 650 veículos e equipamentos da Comlurb são acompanhados e emitem alertas em tempo real aos setores responsáveis, caso surja alguma situação em desacordo com as conformidades como, por exemplo, veículos que saíram dos limites do município do Rio de Janeiro; atrasos nas apresentações; longas paradas; veículos vazando os resíduos em Estações de Transferência de Resíduos (ETR) diferentes das programadas, entre outros alertas.

A alimentação automática das informações garante um controle mais eficiente da operação, contribuindo para mitigar eventuais falhas e improdutividade. Além do monitoramento de veículos em operação, a companhia conta com o Power BI de indicadores, software que demonstra os indicadores de gestão de frota, ferramenta que oferece um painel de controle geral, com acompanhamento da utilização da capacidade do veículo (peso e tempo) e planejamento financeiro (valor executado x valor planejado). Além disso, há outros tópicos, tais como: quantidade e tempos improdutivos por quebras ou atrasos e acompanhamento de horas extras da frota contratada. O sistema tem telas evolutivas com desdobramentos ao longo dos meses e medição de eficiência da utilização da frota nas gerências operacionais.

A Comlurb conta com um outro painel de gestão, o Power BI, de controle da mão de obra operacional, que mostra, em tempo real, de forma visualmente atraente, utilizando cores e ícones, a distribuição dos empregados operacionais da companhia por serviço e local de trabalho. Essa tecnologia abrange todos os serviços da Comlurb, e é uma forma de aferir a produtividade e analisar a divisão dos serviços, como por exemplo a possibilidade de visualizar, em tempo real, se existem mesmo X garis na rua Y do bairro Z executando o serviço de capina. O sistema permite ainda que sejam apontados quantos empregados estão de férias, de folga, de licença médica, com abono, em algum tipo de treinamento, suspensos ou em qualquer outro tipo de condição, com filtros por data, diretoria, gerência, serviço e local.

Um dos grandes diferenciais da Comlurb na área tecnológica e já consolidado na empresa é o APP Comlurb, aplicativo interno amplamente difundido na companhia, instalado em mais de 22 mil smartphones. No APP podem ser encontradas as mais diversas informações, desde as notícias produzidas pela equipe de comunicação corporativa sobre operações e serviços, à parte interativa, com quiz e jogos com temática sustentável. No aplicativo, o empregado também tem acesso a informações profissionais, como o contracheque, o informe de rendimentos para fazer o Imposto de Renda e o crachá virtual. A opção Canal Digital já proporciona aos empregados fazer o recadastramento anual do Vale Transporte, evitando custos com a entrega de formulários em papel, gerando, em consequência, importantes ganhos ambientais.

• 18 de fevereiro de 2022