Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia marca presença no evento Rio2C

Publicado em 18/04/2023 - 15:39 | Atualizado
Alunos das Naves do Conhecimento participaram da Rio2C - Guilherme Espíndola/SMCT

A Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia (SMCT) marcou presença com duas ações no Evento Rio2C 2023, maior evento de criatividade da América Latina, que reuniu grandes nomes do mercado audiovisual, de música e de inovação, entre os dias 8 a 14 de abril, na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste da cidade.

Na quarta-feira (12/4), a SMCT, em parceria com o Rio2C, realizou o painel “Ciência e Sociedade: Caminhos para enfrentar os grandes desafios do nosso tempo”. O debate contou com as participações da secretária municipal de Ciência e Tecnologia, Tatiana Roque, e outros cientistas. O objetivo do painel foi relacionar ciência e tecnologia com os grandes desafios do século XXI, como a crise da democracia e o negacionismo, a emergência climática, os impactos da inteligência artificial, entre outros temas.

Outra ação promovida pela pasta foi realizada no sábado (15/4), quando alunos das Naves do Conhecimento, que estão participando do V Desafio COR (Programa de Inovação do Centro de Operações Rio em parceria com a SMCT), foram levados para conhecer o evento acompanhados pela secretária Tatiana Roque. O Desafio COR consiste em apresentar problemas reais da cidade para participantes que são desafiados a solucioná-los por meio de uma jornada de tecnologia e inovação.

– Conhecer um evento dessa magnitude é importante para criar sonhos. Nas Naves, nós tentamos mostrar a eles que, pessoas de regiões menos favorecidas da cidade, com estrutura e estímulo, podem encarar os desafios da Tecnologia – afirmou a secretária de Ciência e Tecnologia, Tatiana Roque.

Os alunos são dos cursos de Desenvolvimento de Games, oferecidos gratuitamente nas Naves, e tem como foco criar uma cultura de prevenção para a sustentabilidade. Eles tiveram a oportunidade de interagir e conhecer pela primeira vez o Rio2C.

• 18 de abril de 2023