Naves do Conhecimento vão participar do evento Chip in Rio 2023

Publicado em 21/08/2023 - 13:07 | Atualizado em 21/08/2023 - 13:36
As Naves do Conhecimento vão oferecer oficinas e palestras gratuitas - Prefeitura do Rio

O Chip in Rio 2023, maior encontro de ciência e tecnologia da América Latina, promoverá de forma inédita um evento paralelo, o Chip Inclusivo. Esse evento fornecerá oficinas e palestras gratuitas sobre ciência e tecnologia nas Naves do Conhecimento de Padre Miguel e da Penha. A iniciativa, que ocorrerá nos dias 1º e 2 de setembro, é fruto de uma parceria com a Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia (SMCT). A professora Patricia Lustoza de Souza, do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio), coordenará tanto o evento principal, agendado entre 28 de agosto e 1º de setembro, quanto o Chip Inclusivo.

O Chip in Rio 2023 acontecerá no Museu de Arte do Rio (MAR) e no Museu do Amanhã, e conta com o apoio da Sociedade Brasileira de Microeletrônica e da Sociedade Brasileira de Computação. O evento promoverá palestras e englobará cinco eventos dedicados à área de micro e nanoeletrônica e micro e nanotecnologias, formando o maior fórum de discussão e debates nessas linhas de pesquisa na América Latina, abrangendo desde concepção, projeto, processo e modelagem até caracterização de circuitos integrados, sensores, atuadores, micro e nanoestruturas, instrumentação, bem como desenvolvimento de produto.

Nas duas Naves do Conhecimento (Padre Miguel e Penha), as atividades serão conduzidas pelos institutos e grupos: Disse, Laped, Manna Team e Tem Menina no Circuito.

– Tornar a ciência mais acessível e promover a participação popular é essencial e crucial para o desenvolvimento, tanto em nível individual quanto coletivo. Como gestores públicos, temos a responsabilidade de impulsionar iniciativas que incentivem debates e estimulem o diálogo científico, visando alcançar o público em geral – declarou a secretária Municipal de Ciência e Tecnologia,Tatiana Roque.

A professora Patricia Lustoza de Souza, uma voz influente na ciência e tecnologia, expressou sua honra e empolgação em coordenar o Chip Inclusivo deste ano.

– Esse evento é um marco crucial para a promoção da diversidade e inclusão em nosso setor. A ciência e tecnologia têm o poder de transformar vidas e moldar o futuro. É imperativo que todos os talentos e perspectivas sejam incluídos nesse processo. Estou extremamente honrada por estar à frente dessa iniciativa e contribuir para um ambiente mais aberto, colaborativo e igualitário para todos os envolvidos – afirmou a professora.

As Naves do Conhecimento são centros de inovação e inclusão digital, que oferecem acesso gratuito à internet, oficinas, palestras e cursos de qualificação em várias áreas voltadas para profissões do futuro. Elas também abrigam iniciativas da comunidade e promovem eventos culturais.

Para participar do Chip Inclusivo nas Naves, basta acessar este link.

Programação:

1) Circuitos elétricos maleáveis, Tem Menina no Circuito

As oficinas de circuitos maleáveis associam arte e física para ilustrar conceitos simples de circuitos elétricos de forma criativa e divertida. Serão feitos circuitos em papel e massinha com LEDs, motores e baterias. Indicado para crianças a partir de 8 anos.

1/9 (de 9h às 16h) na Nave do Conhecimento de Padre Miguel.

2) Seminário por Vitor Acioly, Laped, UFF: Sirius, o novo acelerador de partículas brasileiro e a tecnologia de ponta desenvolvida por brasileiros.

1/9 (de 16h às 17h) na Nave do Conhecimento de Padre Miguel.

3) Vendo o Invisível, Disse, Experimentos utilizando um kit, especialmente criado pela equipe para escolas de Ensino Médio, com uma variedade de itens para percepção da radiação infravermelha.

1/9 (de 9h às 12h) na Nave do Conhecimento da Penha.

4) MannAcademia Internet dos Drones (IoD) – Manna Team, estudantes irão conhecer os conceitos envolvidos com a IoD e também irão aprender a pilotar drones. Na oficina haverá atividades práticas.

1/9 (13h às 17h) na Nave do Conhecimento da Penha.

5) MannAcademia de Internet das Coisas Robóticas (IoRT) – Manna Team, estudantes irão conhecer os conceitos envolvidos na robótica e, em especial, com a participação das coisas robóticas na internet. Na oficina haverá atividades práticas.

2/9 (de 9h a 12h30) na Nave do Conhecimento da Penha.

6) MannAcademia de Inovação – Manna Team, pessoas irão conhecer os conceitos envolvidos com a inovação e, em especial, irão participar de um hackathon/bootcamp.

2/9 (13h30 às 17h) na Nave do Conhecimento da Penha.

Endereço:

Nave do Conhecimento de Padre Miguel

Av. Marechal Marciano esquina com Rua do Açafrão.

Nave do Conhecimento da Penha

Rua Santa Engrácia – Praça Santa Emiliana.

• 21 de agosto de 2023