Nave do Conhecimento do Engenhão ganha Sala de Leitura Ana Maria Gonçalves

Publicado em 01/09/2023 - 11:13 | Atualizado em 01/09/2023 - 11:18
Essa é a primeira sala de leitura implantada no interior das Naves do Conhecimento - Tamires Santos/SMCT

Com o objetivo de estimular o hábito de leitura e difundir conhecimento, a Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia (SMCT), em parceria com a Editora Record, inaugurou dentro da Nave do Conhecimento do Engenhão, na Zona Norte do Rio, a Sala de Leitura Ana Maria Gonçalves. O espaço foi batizado em homenagem à escritora e autora do romance premiado “Um Defeito de Cor”, que será enredo da Portela no Carnaval 2024.

Essa é a primeira sala de leitura implantada no interior das Naves do Conhecimento. O novo espaço disponibilizará aos frequentadores livros doados pela Editora Record, em sua maioria especializados em literatura afro-brasileira. A proposta é que os usuários da unidade sejam estimulados à leitura, adquirindo mais conhecimento, além de conhecer autores relevantes e suas obras.

– Bibliotecas estão na minha memória como o lugar de liberdade, desde a infância. Há nelas uma possibilidade de conhecimento e de expansão que parece inesgotável e, portanto, irresistível. Sinto-me muito honrada em dar nome a esta sala, que espero ser um lugar de inclusão e acolhimento, onde cada pessoa se encontre consigo e com a sua própria história – explicou a homenageada Ana Maria Gonçalves, autora de um dos maiores ícones da literatura Afro-Brasileira, o aclamado “Um Defeito de Cor”.

Pautado em intensa pesquisa documental, o livro conta a saga de Kehinde, mulher negra que, aos 8 anos, é sequestrada no Reino do Daomé, atual Benin, e trazida para ser escravizada na Ilha de Itaparica, na Bahia.

A secretária Municipal de Ciência e Tecnologia, Tatiana Roque, destacou a importância de inaugurar um espaço exclusivamente dedicado à leitura dentro das Naves do Conhecimento.

– Essa é uma homenagem mais que merecida a um dos nomes mais influentes da literatura brasileira. As Naves não se destacam apenas como equipamentos que oferecem recursos tecnológicos e capacitação, mas também como ambientes que propiciam a inspiração e a fluência de ideias. Ao incentivar a leitura, esses centros impulsionam os alunos a explorarem novas possibilidades e a transformarem suas ideias em projetos tecnológicos de impacto.

A criação deste espaço inédito na Nave do Conhecimento tem como objetivo incentivar os frequentadores a se dedicarem à leitura, proporcionando-lhes a oportunidade de adquirir mais conhecimento. A proposta é que o novo ambiente seja um modelo para as outras unidades.

• 1 de setembro de 2023