Feira Carioca de Ciências premia jovens talentos e incentiva a inovação educacional

Publicado em 15/12/2023 - 20:34 | Atualizado em 15/12/2023 - 22:43
Encerramento da Feira Carioca de Ciências - Alan Costa/SME

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Educação, celebrou nesta sexta-feira (15/12) o sucesso da primeira edição da Feira Carioca de Ciências, evento que destacou a criatividade e inovação de estudantes do 6º ao 9º ano, além do Programa de Educação de Jovens e Adultos (PEJA). Além do prefeito Eduardo Paes e do secretário de Educação Renan Ferreirinha, a cerimônia de premiação no Palácio da Cidade teve a presença de 200 alunos da Rede.

O prefeito Eduardo Paes acredita que a feira é importante para estimular a curiosidade dos alunos:

– A gente tem apostado muito nas áreas de Ciências, Matemática, Tecnologia. A Feira de Ciências sempre desperta essa curiosidade e liberta a imaginação da molecada que vai construindo o futuro – acrescentou Paes.

A exposição contou com 40 stands apresentando projetos inovadores desenvolvidos por alunos da rede municipal de ensino. As premiações foram divididas em três categorias: Capivara (6º e 7º anos), Arara Azul (8º e 9º anos), e Jaguatirica, para alunos do Programa de Educação de Jovens e Adultos (PEJA).

Os primeiros lugares das categorias Capivara e Arara Azul recebem medalhas e uma viagem para conhecer a Universidade de Oxford, na Inglaterra. Na categoria Jaguatirica, o vencedor receberá um notebook e um encontro formativo com representantes da universidade britânica, enquanto o segundo colocado ganha um smartphone. Os segundos colocados nas categorias Arara Azul e Capivara faturam notebooks, enquanto os terceiros levam kits tecnológicos para as escolas. As unidades escolares dos vencedores também serão premiadas com troféus.

– Essa competição saudável vai fazer com que milhares de crianças se dediquem, pensem na resolução de problemas e busquem aprender mais Ciência. Assim como na Olimpíada Carioca de Matemática, em que mandamos os melhores colocados para a Disney e para a NASA, a premiação aqui serve como um incentivo, para mostrar que estudar vale muito a pena – afirma o secretário Renan Ferreirinha.

Realizada em parceria com o Centro Latino Americano da Universidade de Oxford, uma das mais antigas instituições educacionais da Europa, a Feira Carioca de Ciências teve o objetivo de estimular o interesse pela ciência e valorizar o conhecimento científico.

– Eu fui aluna da rede municipal de ensino no Rio de Janeiro, e por isso é uma honra muito grande poder apoiar esse projeto, engajando os alunos da rede pública, e demonstrar que uma trajetória na ciência é possível. Eu, como representante da Universidade de Oxford, e a Secretaria Municipal de Ensino queremos permitir que esses jovens sonhem alto e se sintam capazes de promover grandes transformações –  diz a Profa. Dra. Sue Ann Clemens, Diretora da unidade latinoamericana da Universidade.

Veja a lista dos vencedores:

Categoria Arara-Azul:
1° EM Medalhista Olímpica Mayra Aguiar (9ª CRE)
2° GET Cardeal Leme (1ª CRE)
3° EM José do Patrocínio (5ª CRE)

Categoria Capivara
1° GET Uruguai (1ª CRE)
2° GET Prof Lourenço Filho (2ª CRE)
3° EM Num’Alvares Pereira (5ª CRE)

Categoria Jaguatirica
1° EM Frederico Trotta (7ª CRE)
2° CIEP Gustavo Capanema (4ª CRE)