Categoria:
Alunos de escola da Zona Norte vencem Olimpíada Municipal de Ciência e Tecnologia
Publicado em 26/10/2021 - 16:48 | Atualizado- Início/
- /
- Alunos de escola da Zona Norte vencem Olimpíada Municipal de Ciência e Tecnologia
Os alunos da Escola Municipal Olímpica Carioca Nelson Prudêncio foram os vencedores da Olimpíada - Divulgação Os alunos da Escola Municipal Olímpica Carioca Nelson Prudêncio, da Ilha do Governador, na Zona Norte, foram os vencedores da primeira Olimpíada Municipal Estudantil de Ciência e Tecnologia, que se encerrou na sexta-feira (22/10). A divulgação foi feita nesta terça-feira (26/10) por meio de uma live realizada pela Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia, responsável pela iniciativa, e que teve o apoio da Secretaria Municipal de Educação.
O objetivo da competição estudantil foi incentivar os alunos do Ensino Fundamental da rede municipal a identificarem problemas reais e desenvolverem soluções baseadas em ciência e tecnologia, através de uma maratona de criatividade, empreendedorismo e inovação, que durou três dias.
– O projeto partiu de uma pesquisa realizada pelos alunos para detectar as necessidades reais dos próprios colegas. Daí a ideia de criar o aplicativo que nosso time apresentou – explicou o professor Marcos Lemos, orientador do time primeiro colocado com o Projeto Sonhar, um aplicativo para auxiliar jovens alunos a opinarem sobre o futuro da educação através de um game.
Também foram destaques na premiação: E.M. Sobral Pinto (2ª Lugar, Projeto – CLASSLINE) e E.M. Rose Klabin (3º Lugar, Projeto – Aplicativo Conectando Suburbanos). Receberam menções honrosas os projetos: BEM VIVER, da EM. Sobral Pinto; TEM AQUI NA VIZINHANÇA, da E.M. Sérgio Buarque de Holanda; e PANCS EM. Oswaldo Teixeira.
Os desafios expostos aos alunos foram nos seguintes temas: meio ambiente, Covid-19 e impactos na juventude, futuro da educação, direitos humanos e geração de renda e saúde. Os critérios de avaliação das soluções apresentadas foram: a sua atratividade, longevidade, potencial, identidade e o quanto a proposta criada pelos alunos impactará na comunidade.
– Todos os trabalhos apresentados estão de parabéns. Temos que estimular nos nossos jovens o interesse pela ciência e tecnologia. Com certeza, iniciativas como esta que promovemos, colaboram para construirmos o nosso futuro – afirmou Willian Coelho, secretário municipal de Ciência e Tecnologia.
As escolas da rede municipal das 11 Coordenadorias Regionais de Educação (CRE’s) puderam inscrever times (de três a quatro alunos e um professor orientador) para participarem da Olimpíada. Um dos propósitos da competição também foi motivar o ecossistema empreendedor voltado para os jovens, estimulando também a criação de startups a partir de desafios expostos.
Notícias
Avenida Brasil vai ganhar duas novas agulhas exclusivas para acesso ao Porto do Rio
24 de junho de 2026Parceria entre SMAS e Firjan Senai oferece 314 vagas gratuitas para qualificação profissional
24 de junho de 2026A um ano da Copa, futebol feminino já é realidade em projetos da Secretaria Municipal de Esportes
24 de junho de 2026Pacto pela Juventude leva 50 jovens ao Energy Summit, principal evento de inovação e sustentabilidade do país
24 de junho de 2026Academia Carioca: 17 anos promovendo saúde e qualidade de vida
24 de junho de 2026
Academia Carioca: 17 anos promovendo saúde e qualidade de vida
24 de junho de 2026
Ruas da SAARA, no Centro da cidade, recebem modernização de 112 pontos de luz
23 de junho de 2026








