Publicado em 21/12/2021 - 09:46 | Atualizado em 21/12/2021 - 09:48
  • Início/
  • /
  • Verão: Primeira semana da estação com máxima na casa dos 30°C e previsão de chuva a partir desta quarta-feira
O Centro de Operações Rio - Divulgação

Os cariocas recebem nesta terça-feira (21/12), precisamente às 12h59, a estação mais quente do ano: o verão, também conhecido pelas chuvas de curta duração e forte intensidade que costumam ocorrer, principalmente, à tarde e à noite. De acordo com o Sistema Alerta Rio, órgão de meteorologia da Prefeitura com sede no Centro de Operações Rio (COR), a primeira semana da estação não será diferente no município do Rio de Janeiro. Já a partir da noite de quarta-feira (22/12), áreas de instabilidade associadas à formação de um sistema de baixa pressão no oceano poderão causar pancadas de chuva moderada a forte.

A estimativa média de chuva para esse dia é de 10 mm para toda a cidade, mas, segundo o Alerta Rio, com a característica de pancadas, a chuva poderá passar desse volume em alguns pontos.

Primeiras horas

Já o primeiro dia de verão terá céu claro a parcialmente nublado e sem previsão de chuva, com ventos moderados (18,5 km/h a 51,9 km/h) durante a tarde.

Após a quarta-feira com previsão de chuva, o tempo permanecerá instável na quinta-feira (23/12), com possibilidade de pancadas de chuva moderada a forte a qualquer momento. Os modelos numéricos de previsão do tempo estimam que chova, em média e para toda a cidade, 20 mm. O meteorologista do Sistema Alerta Rio, Nilton Moraes, destaca ainda a previsão de ventos moderados a fortes (18,5 km/h a 76 km/h) nesse dia.

Na sexta-feira (24/12), véspera de Natal, as áreas de instabilidade continuarão atuando, podendo causar chuva fraca a moderada, isolada, entre a madrugada e manhã. Os modelos numéricos de previsão do tempo indicam estimativa média de chuva de 10 mm para esse período.

Características

Entre as principais características do verão, Nilton Moraes explica que a estação é caracterizada por dias mais longos que as noites, altas temperaturas e as chamadas chuvas de verão: pancadas a partir da tarde. Durante a estação, um dos principais sistemas meteorológicos que ocorrem no Brasil é a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS).

– Essa faixa de nebulosidade é fundamental para ocorrência de precipitação na região sudeste do país – informou o meteorologista.

Comunicação de chuvas

O carioca deve estar atento aos canais do Centro de Operações Rio (COR), que comunica em tempo real, 24 horas por dia, as previsões de chuva do Sistema Alerta Rio e orienta a população como agir em casos de alagamentos, ventos fortes e chuvas com raios, entre outros.

Os comunicados são publicados no site do COR, redes sociais (@operacoesrio no Twitter, Instagram e Facebook) e no aplicativo COR.Rio, disponível gratuitamente para Android e iOS. No aplicativo, os usuários podem acompanhar as imagens do Radar Meteorológico, lista de sirenes acionadas e de pontos de apoio da Defesa Civil municipal, além de receber alertas (mensagens com notificações) sobre o deslocamento de núcleos de chuva e sua intensidade.

• 21 de dezembro de 2021