Subprefeitura do Centro comemora 212 anos do Rio Comprido com grande evento

Publicado em 05/05/2023 - 09:50 | Atualizado em 05/05/2023 - 09:55

A Subprefeitura do Centro, em parceria com a Aliança Resgate Organização Não Governamental (Arong), preparou um grande evento, neste sábado (6/5), para comemorar os 212 anos do bairro do Rio Comprido. O festejo será realizado na Praça Condessa Paulo de Frontin, das 9h às 14h, com a presença do prefeito Eduardo Paes e do subprefeito do Centro, Alberto Szafran.

O evento conta com a participação de diversas secretarias municipais, órgãos públicos e instituições locais, que estarão presentes com ações de saúde, assistência social, atividades esportivas, apoio ao empreendedorismo, trabalho e renda, direito do consumidor, auxílio para legalização de comerciantes e ambulantes e oficinas de práticas manuais. Haverá ainda um ônibus literário, coordenado pela Secretaria Municipal de Cultura.

Também serão oferecidos pela Fundação Leão XIII, Sebrae, Procon e outros parceiros institucionais os serviços de isenção para segunda via de documentos, certidão de casamento, óbito, nascimento e carteira de trabalho digital, mutirão do INSS, atendimento jurídico, doação de mudas, corte de cabelo, massagem e esmaltação de unhas, inscrição para cursos profissionalizantes gratuitos, vagas para jovens aprendizes, oficinas de operador de drone, oficina de DJ, exame de vista, além de apresentações culturais e atividades voltadas ao público infantil.

A Secretaria Municipal de Trabalho e Renda estará presente com os serviços de cadastro no banco de empregos da Prefeitura, encaminhamento para vagas e diversos cursos, como o de Assistente de Operações Logísticas, de 180 horas, em parceria com o Senai, a ser realizado na Unidade Tijuca. Outro parceiro importante da SMTE é o Instituto Proa, que oferece inscrições para preencher, até a próxima segunda-feira (8/5), seis mil vagas voltadas a jovens de baixa renda em busca da primeira oportunidade no mercado de trabalho, pelo site do instituto. Para participar, é preciso ter entre 17 e 22 anos, estar cursando ou ter concluído o 3º ano do Ensino Médio em escola pública e residir na cidade.

Aproveitando o Dia D de vacinação contra a Influenza, a Secretaria Municipal de Saúde do Rio Janeiro vai ofertar os serviços de vacinação contra influenza e covid bivalente, orientações sobre saúde bucal, saúde e bem-estar da mulher, tabagismo e tuberculose, aferição de pressão arterial e teste de glicose.

– O Rio Comprido é um bairro histórico e estratégico, que liga, com a Avenida Paulo de Frontin, as zonas do Centro, Norte e Sul da cidade. Um grande evento como este reflete a boa articulação da subprefeitura com os diversos grupos que compõem, não só a sociedade civil, mas a esfera pública. Esta interlocução é essencial para a boa gestão dos mais de 15 bairros do Grande Centro. Estamos diariamente no Rio Comprido com diversos serviços, a exemplo das ações de ordenamento urbano, limpeza e acolhimento de pessoas em situação de rua. Recentemente, estivemos no bairro com o nosso gabinete itinerante, para escutar e solucionar as principais demandas do bairro – enfatizou o subprefeito do Centro, Alberto Szafran.

O evento também terá apresentação do grupo Samba Charme, do Grêmio Recreativo Escola de Samba Estácio de Sá, uma roda de samba com os grupos É Nois no Samba e Sem Medo, a participação dos DJs Serginho Black e Pedro Vagner, além da apresentação dos cães e da banda da Guarda Municipal.

Para o evento, a Subprefeitura do Centro e a CET-Rio montaram um esquema especial de trânsito, com algumas interdições de via, das 9h às 23h59, visando a segurança dos participantes. Para minimizar os impactos ao tráfego e orientar os motoristas, agentes da CET-Rio e Guarda Municipal estarão no local.

Serão interditadas as seguintes vias:

– Rua Aristides Lobo, no trecho compreendido entre a Rua Estrela e a Praça Condessa Paulo de Frontin;

– Praça Condessa Paulo de Frontin, pista das edificações ímpares, no trecho compreendido entre a Avenida Paulo de Frontin e a Rua Aristides Lobo.

Será proibido o estacionamento nas seguintes vias:

– Rua Aristides Lobo, no trecho compreendido entre a Rua Barão de Itapagipe e a Rua Professor Quintino do Vale;

– Praça Condessa Paulo de Frontin, pista das edificações pares, no trecho compreendido entre a Avenida Paulo de Frontin e a Rua Aristides Lobo.

– Rua Barão de Itapagipe, no trecho compreendido entre a Avenida Paulo de Frontin e a Rua Aristides Lobo.

Programação:

8h30 -Apresentação da Academia Carioca do CMS Salles Netto e aula de zumba

9h15 – Abertura com fala do prefeito Eduardo Paes

9h30 – Apresentação da Banda da Guarda Municipal e corte do bolo de aniversário do bairro

10h – Apresentação do “Show Dog” da Guarda Municipal

10h30 – Aulão de zumba