Show em dose dupla: Recordista de embaixadinhas será parceiro de Sorriso no Sambódromo

Publicado em 20/02/2020 - 16:45 | Atualizado em 20/02/2020 - 16:50
Marcelo Mendes vai se apresentar com Renato Sorriso na Marquês de Sapucaí. Foto: Hudson Pontes / Prefeitura do RioMarcelo Mendes vai se apresentar com Renato Sorriso na Marquês de Sapucaí. Foto: Hudson Pontes / Prefeitura do Rio

A animação será dobrada na Marquês de Sapucaí durante os intervalos dos desfiles das Escolas de Samba neste carnaval. O gari-show Renato Sorriso, que alegra a galera com muito samba no pé, vai ter a ilustre companhia de outro gari que também dá espetáculo: Marcelo Mendes, recordista brasileiro de embaixadinhas.

Nascido e criado na Rocinha, na Zona Sul, Mendes trabalha na Comlurb há seis anos. Além de gari exemplar, ele chamou atenção por ser o dono do recorde de embaixadinhas com bola na cabeça (durante seis horas e dois minutos), com o pé (2.210 toques), e com um coco (190 toques com o pé). Este talento agora poderá ser visto pelo público na avenida mais famosa do samba.

– É motivo de alegria poder mostrar minha arte para tanta gente. Eu acompanho o trabalho do Renato Sorriso e sempre achei excelente. Acho que Deus o abençoou por esses anos todos. Espero que eu consiga completar este espaço e fazer o melhor que posso com ele – disse Marcelo Mendes.

Marcelo Mendes é recordista de embaixadinhas com bola na cabeça. Foto: Hudson Pontes / Prefeitura do Rio

O amigo Renato Sorriso comemorou o reforço para este carnaval.

– É bacana quando aparece uma pessoa com talento que possa trazer lucro, não financeiro, mas cultural para todos nós. Aparece não só o artista, mas a Comlurb. Hoje, esta galera talentosa está colocando a cara no mundo. É um orgulho para a nossa companhia. Quem ganha são os garis – falou Sorriso.

Carnaval e futebol

O convite para Marcelo Mendes se apresentar nos intervalos dos desfiles foi feito pelo secretário de Envelhecimento Saudável, Qualidade de Vida e Eventos, Felipe Michel, que se encantou pela habilidade e carisma do gari.

– As duas maiores paixões dos cariocas são carnaval e futebol. Quando conheci o Marcelo, fiquei impressionado com o talento dele com a bola. Como sou ex-jogador do Flamengo e entendo um pouco disso, acho que essa mistura vai dar o maior samba – comentou o secretário.

Garis artistas

Renato Sorriso ficou famoso em 1997, quando levantou a galera na Sapucaí ao sambar com a vassoura enquanto fazia o serviço de limpeza após a passagem das Escolas de Samba. Aquelas imagens ganharam o Brasil e o mundo, e outros garis com habilidades especiais se revelaram.

Além do nobre trabalho de tornar as ruas da cidade mais limpas, há anos, a Comlurb mostra ser um celeiro de incríveis artistas.

– A Comlurb é uma família de 20 mil empregados. Aqui temos artistas dos mais variados tipos. Tem grafiteiro, garis que fazem arte em pneu e em madeira, pintores, cantores, dançarinos. É importante valorizar porque a gente reconhece essa arte que cada um tem. Isso agrega valor e humaniza nossa companhia – disse o presidente da Comlurb, Paulo Mangueira.

Sobre a Comlurb

A Comlurb é a maior organização de limpeza pública na América Latina. Seu principal objetivo é a limpeza urbana no município do Rio de Janeiro, tendo como principais atribuições os serviços de coleta domiciliar, limpeza dos logradouros públicos, das areias das praias, de parques públicos, do mobiliário urbano, dos túneis, viadutos, e, em especial, a limpeza e higienização de hospitais municipais. Coleta e destinação adequada de todos os resíduos produzidos em unidades de saúde. Transferência, tratamento e disposição final do lixo. A empresa também dispõe de um Centro de Pesquisas Aplicadas, em Jacarepaguá e o Galpão de Artes Urbanas Hélio G. Pellegrino, na Gávea.