Secretaria Municipal de Cultura assina acordo de cooperação técnica com a UFRJ

Publicado em 28/09/2021 - 15:16 | Atualizado
Parceria institucional firmada - Gui Espíndola/Prefeitura

Um acordo de cooperação técnica foi assinado nesta terça-feira (28), entre a Secretaria Municipal de Cultura (SMC) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O objetivo é viabilizar uma parceria institucional que visa a um programa de atividades em conjunto no âmbito de políticas de valorização e difusão da cultura.

– Os alunos da graduação de toda universidade poderão atuar nos equipamentos culturais municipais. Colaborando na relação desses espaços culturais com a cidade – ressalta o secretário municipal de Cultura Marcus Faustini, que recebeu no gabinete a reitora Denise Pires de Carvalho e a pró-reitora de Extensão Ivana Bentes para celebrar o começo dessa parceria.

– Hoje, a UFRJ conta com mais de 50 mil estudantes, de diferentes áreas, o que mostra a importância do acordo para a cadeia produtiva da cultura na cidade – informa Denise Pires de Carvalho.

Para Ivana Bentes, é uma forma de revitalizar os espaços culturais locais, potencializar e popularizar os projetos extensionistas, além de fortalecer a cultura da cidade do Rio.

– A ideia é que tenhamos nossos estudantes extensionistas atuando nos aparelhos culturais locais, distribuídos pelos vários territórios e bairros cariocas – diz Ivana.

Em articulação com o ensino e a pesquisa, a Extensão é um dos tripés de formação da universidade. Seu papel é promover a integração entre os estudantes e a sociedade.

O documento não implica transferência de recursos financeiros entre os participantes. A duração é de dois anos, a contar da data de sua assinatura, podendo ser prorrogado ou alterado mediante termo aditivo.

• 28 de setembro de 2021