Secretaria de Saúde supera meta em 35% e imuniza 91.428 pessoas no Dia D de Vacinação contra o Sarampo

Publicado em 09/03/2020 - 08:24 | Atualizado
Balanço Dia D sarampoNeste ano, foram aplicadas quase 700 mil doses da vacina na capital. Foto: Divulgação Prefeitura do Rio

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) superou em 35% a meta estipulada para a vacinação neste sábado, 7 de março, o Dia D de Vacinação Contra o Sarampo no Município do Rio: ao todo foram vacinadas 91.428 pessoas, mais de 30 mil a mais que a estimativa de 60 mil pessoas imunizadas.

Desde o início do ano, foram aplicadas 689.361 doses da vacina. Mais de 370 pontos de vacinação funcionaram hoje até as 17h, incluindo as 233 unidades de Atenção Primária (clínicas da família e centros municipais de saúde) e 140 postos extras que receberam pessoas com idade entre 6 meses e 59 anos.

Todos os jovens e adultos com idade entre 15 e 29 anos, mesmo que estejam com a vacinação em dia, estão sendo vacinados. As mulheres que estão amamentando e as puérperas (na fase de até 45 dias após o parto) também são prioritárias, já que os bebês só podem ser vacinados a partir dos seis meses. O foco nesses grupos se justifica porque as maiores taxas de incidência de contaminação pela doença ocorrem justamente nas faixas etárias de 6 meses a 5 anos e de 15 a 29 anos. A vacina só é contraindicada para gestantes e imunodeprimidos (pessoas que têm doenças que enfraquecem a capacidade de defesa do organismo).

” O carioca é um povo incrível. Essa mobilização da Prefeitura para disponibilizar mais de 370 postos de vacinação contribuiu para superarmos o objetivo de 60.000 doses. A Cidade vacinou em 2020 cerca de 700.000 pessoas. É uma demonstração de amor por todos aqueles que por algum motivo não podem ser vacinados e precisam que seus familiares estejam protegidos bloqueando o sarampo”, comemora a secretária de Saúde, Beatriz Busch. O objetivo é aplicar 2 milhões de doses na população até dezembro de 2020.

O município do Rio registra 100 casos de sarampo, contra 114 registrados ao longo de todo o ano de 2019.