Secretaria de Envelhecimento e Qualidade de Vida segue no apoio logístico de transporte para idosos durante vacinação contra a Covid

Publicado em 12/02/2021 - 11:19 | Atualizado em 12/02/2021 - 11:59
Luzia Faria Silva, de 95 anos, foi vacinada em casa, em São Cristóvão - Prefeitura

Em duas semanas, a Secretaria de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida (Semesqv), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), proporcionou para cerca de 60 idosos o apoio logístico e acompanhamento às clínicas da família e aos centros municipais de saúde, além da vacinação em domicílio.

Segundo Adriana Querino, assistente social da secretaria, os idosos estão sendo muito receptivos com a equipe.

– Eles preparam lanche, fazem bolo, suco e muitos ficam com medo da agulha – contou Adriana.

Além da vacina, eles preenchem uma ficha com os dados pessoais e ganham uma nova caderneta de vacinação. A ação conta com a ajuda dos profissionais dos centros municipais ou clínicas de saúde para a população idosa cadastrada nos programas sociais da secretaria, como o projeto “Rio Dignidade” e o “Idoso em Família”.

– As assistentes sociais estão tendo um papel importante nessa parceria. Elas fazem contato com os idosos para saber se precisam de ajuda e quando a resposta é positiva, já agendam o dia da vacinação de acordo com o calendário divulgado pela Saúde – afirmou o secretário Junior da Lucinha.

Nesta sexta-feira (12/02) será a vez das pessoas com 85 anos ou mais se vacinarem e a secretaria estará dando todo o apoio na Tijuca e no Andaraí, na zona Norte, junto aos Centros Municipais de Saúde Heitor Beltrão e Maria Augusta Estrella.

É importante lembrar que o drive-thru durante a semana acontece em dois postos para a população, das 9h às 15h: na UERJ e no Parque Olímpico. Já no sábado, são nove pontos funcionando das 8h às 12h: CMS Guilherme Manoel da Silveira, CMS Belizário Penna, Sambódromo, Engenhão, Cidade Universitária, UFRJ, Parque Madureira, Policlínica Lincoln de Freitas Filho e Parque Olímpico.