Saúde apresenta prestação de contas na Câmara

Publicado em 29/03/2019 - 10:41 | Atualizado
  • Início/
  • Saúde apresenta prestação de contas na Câmara
Prestação de contasFoto: Divulgação/Prefeitura do Rio

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) do Rio apresentou, nesta quinta-feira (28/03), a prestação de contas da produção do 3º quadrimestre de 2018 à Comissão de Saúde da Câmara dos Vereadores. Na ocasião, foram destacados a execução orçamentária e os números de atendimentos das diversas unidades de saúde e serviços oferecidos, isto é, a produção que permite que a SMS continue a receber todas as verbas do SUS.

O subsecretário Geral Executivo da SMS, Alexandre Campos, explicou o bom desempenho mesmo diante da crise financeira pela qual nosso município passa e falou sobre a previsão para este ano:

“Mesmo com as dificuldades, conseguimos manter o percentual de gasto da Saúde do Rio em mais de 21%. Quando os números estiverem revisados, esse percentual chegará a 23%. O que demonstra claramente que a Saúde é uma prioridade no município, apesar de todas as dificuldades orçamentárias no período. Para o ano de 2019 há uma perspectiva de melhora, com o orçamento mais preciso e ajustado”.

O terceiro quadrimestre de 2018 foi o melhor da série histórica (2013 a 2018) que mede o total de procedimentos realizados pela SMS, com base no SIA (Sistema de Informação Ambulatorial). Foram realizados 21,5 milhões procedimentos, entre consultas e exames ambulatoriais em unidades da Atenção Primária e hospitais. O resultado supera em quase 6 milhões de procedimentos o terceiro quadrimestre de 2016 (15,1 milhões procedimentos).

O bom resultado também foi verificado no balanço da Vigilância Sanitária, que é uma subsecretaria da SMS. No terceiro quadrimestre de 2018, foram realizados 53,2 mil procedimentos, contra 38,6 mil no mesmo período de 2016.

Os representantes da SMS tiveram ainda a oportunidade de esclarecer dúvidas e informaram sobre novos investimentos em equipamentos, como tomógrafos, ressonância magnética e laparoscópios, ampliação da oferta de vaga para Terapia Renal Substitutiva – hemodiálise e novos mutirões de cirurgias.

• 29 de março de 2019