Publicado em 25/03/2022 - 21:07 | Atualizado em 25/03/2022 - 21:24
  • Início/
  • /
  • Sala Baden Powell é reaberta com concerto da Orquestra Maré do Amanhã e apresentação da exposição Gentileza
Orquestra Maré do Amanhã fez apresentação especial - Marcos de Paula / Prefeitura do Rio

A Sala Municipal Baden Powell, tradicional reduto da Música Popular Brasileira em Copacabana, foi reaberta pela Prefeitura nesta sexta-feira (25/03) com uma apresentação especial da Orquestra Maré do Amanhã, após quase dois anos fechada. O  prefeito Eduardo Paes assistiu ao espetáculo junto ao público e ressaltou a importância do espaço, que faz parte da rede de equipamentos da Secretaria Municipal de Cultura.

– Fenômenos aconteceram nos últimos anos. Primeiro, o abandono dos espaços culturais da cidade. A sala Baden Powell foi muito tradicional no Rio de Janeiro, a Prefeitura assumiu o espaço há muitos anos e sempre manteve o lugar. Mas ficou um longo período fechada, assim como outros equipamentos culturais, e além disso teve a pandemia. Então, está aí a sala toda recuperada, funcionando a todo vapor, num sinal de que os tempos mudaram no Rio – disse Paes.

Neste fim de semana a sala será reaberta ao grande  público com apresentação da Orquestra Maré do Amanhã e da exposição “Gentileza – O Rio do Amanhã”, dois programas com entrada gratuita. Os projetos são patrocinados pela Secretaria Municipal de Cultura (SMC) via Fomento à Cultura Carioca – FOCA e Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS.

A sala ficou quase dois anos fechada – Marcos de Paula / Prefeitura do Rio

O teatro recebeu um tratamento cuidadoso para ser reaberto e entregue novamente à cidade. Gerido pela SMC, o equipamento passou por obras de reparo em estruturas hidráulicas, limpeza, pintura e troca de vidros quebrados. Além disso, ganhou nova comunicação visual. A ideia, segundo o secretário de Cultura Marcus Faustini, é seguir de portas abertas para atividades propostas por agentes culturais e artistas locais.

– A Sala Baden é um lugar afetivo que carrega grande parte da história cultural de Copacabana e, reabri-la, depois de dois anos fechada, reforça o objetivo da nossa gestão. A cultura deve estar na rotina das pessoas, e a cidade precisa se reencontrar nesses espaços – afirmou Faustini.

Palco de artistas brasileiros e de países como Estados Unidos, França, Uruguai e Argentina, a Sala Baden Powell também ficou famosa por, nos últimos anos, manter uma programação voltada à terceira idade. Além disso, é um espaço que pode ser utilizado como local de ensaios, cursos e oficinas por artistas e agentes culturais.

O imóvel foi inaugurado em 2000, no lugar do antigo cinema Ricamar, fundado em 1958 e que funcionou até 1994. Desde 2012 sob a guarda da Prefeitura, mantém um teatro com 485 lugares; duas salas multiuso para músicos e ensaios e um café no foyer.

Baden Powell de Aquino (1937-2000), mais conhecido por Baden Powell, foi um dos mais influentes músicos brasileiros de sua época, além de um dos melhores violonistas de todos os tempos. Foi parceiro de Vinícius de Moraes, entre outros nomes, com quem compôs clássicos da Bossa Nova, como “Berimbau” e “Samba em Prelúdio”.

11h às 18h: Exposição “Gentileza – o Rio do amanhã”

18h: Concerto Orquestra Maré do Amanhã

Entrada gratuita. Livre.

11h: Concerto Orquestra Maré do Amanhã

Neste dia, uma releitura da apresentação realizada no Espaço Favela do Rock in Rio, em 2019 .

Entrada gratuita. Livre.

Orquestra Maré do Amanhã

A Orquestra Maré do Amanhã é um dos principais projetos sociais de ensino de música do país. Transformando a vida de quatro mil crianças no Complexo da Maré, o grupo ensina música nos espaços de desenvolvimento infantil da região, além de manter duas orquestras infantis e uma orquestra infanto-juvenil.

O projeto, que por dois anos venceu o prêmio Profissionais da Música (2019 e 2021), conta com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS e do Fomento à Cultura Carioca – FOCA.

Programa com entrada gratuita neste fim de semana – Marcos de Paula / Prefeitura do Rio

Exposição “Gentileza – O Rio do Amanhã”

O grafite foi escolhido para ilustrar a cidade maravilhosa no projeto “Gentileza – O Rio do Amanhã”. Vinte artistas criaram telas com referência às pilastras pintadas pelo Profeta Gentileza, no Viaduto do Gasômetro.

A exposição é o resultado de oficinas de pintura com spray e workshops sobre o movimento do grafite com crianças e adolescentes de cinco comunidades do Rio, localizadas na Ilha do Governador, Nova Iguaçu, Cordovil e Vidigal. O projeto tem patrocínio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS.

SERVIÇO

Sala Municipal Baden Powell – Av. Nossa Senhora de Copacabana 360, Copacabana, perto da estação de metrô Cardeal Arcoverde. Telefone: 2547-9147.

Orquestra Maré do Amanhã – Sábado (26/3), às 18h; e Domingo (27/3), às 11h. Sábado e domingo retirada de ingressos pelo link https://linklist.bio/salabadenpowell. Grátis. Livre.

Exposição Gentileza – O Rio do Amanhã. De segunda a sexta-feira, das 10h às 18h. Em cartaz de 26/3 a 3/4. Grátis. Livre.

A sala Baden fica em Copacabana – Marcos de Paula / Prefeitura do Rio
  • 25 de março de 2022