Ruas do Humaitá e de Laranjeiras ganham novas mudas de árvores

Publicado em 14/05/2021 - 20:14 | Atualizado
Equipe planta mudas em rua do Rio - Divulgação / Prefeitura do Rio

Os bairros Humaitá e Laranjeiras receberam ao longo da última semana cerca de 15 mudas de árvores em plantios realizados pela Fundação Parques e Jardins em parceria com coletivos de plantio urbano dos dois bairros.

No Humaitá, o trabalho aconteceu no entorno do Parque do Martelo e teve o apoio da Associação de Moradores do Alto Humaitá (AMAH). Foram plantadas mudas de nespereiras, grumixamas, ipês e pitangueiras nas ruas Miguel Pereira, Embaixador Morgan, Diógenes Sampaio Aiurú e na Praça Ituci.

– Estamos muito felizes aqui com os plantios. A vizinhança está mobilizada, cuidando das nossas árvores recém plantadas. Muito obrigado à FPJ e a todos os parceiros que colaboraram – destacou a moradora Mônica Claro, representante do coletivo Parque do Martelo.

Em Laranjeiras foram plantadas seis árvores ao longo da rua das Laranjeiras. A ação contou com o apoio dos grupos Amigos das Árvores de Laranjeiras, Reflorestamento Urbano e de voluntários. Em fevereiro a FPJ realizou um plantio de nove mudas no Largo do Machado, em locais que estavam concretados e foram reabertos, e outras sete no Parque Guinle. Sibipiruna, Brinco de Índio e Lanterneira agora recebem toda a atenção dos moradores para que se desenvolvam.

– A Prefeitura fez a sua parte e agora chegou a nossa vez! É preciso que elas sejam acompanhadas e cuidadas por todos nós, para que cresçam saudáveis e sirvam de exemplo para futuros plantios- observou Gisele Levy, administradora do grupo Amigos das Árvores de Laranjeiras.

Após os plantios, o trabalho dos coletivos continua com o monitoramento das mudas que foram plantadas. De acordo com a Fundação Parques e Jardins, antes da multiplicação dessas parcerias pelo Rio, 70% das árvores plantadas não sobreviviam. Hoje, após a integração entre a Prefeitura e os grupos de plantio organizados, essa perda foi reduzida a zero e o aproveitamento está em 100%.

• 14 de maio de 2021