Rio participa de Reunião de cidades em Fórum da ONU

Publicado em 20/07/2020 - 17:40 | Atualizado

A Prefeitura do Rio, por meio da Coordenadoria Geral de Relações Internacionais, participou do Terceiro Fórum de Governos Locais e Regionais, realizado virtualmente no dia 13 de julho. O encontro é parte da programação do Fórum Político de Alto Nível da Organização das Nações Unidas (ONU), plataforma global para análise e revisão dos compromissos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), conforme estabelecido pela Agenda 2030.

O Fórum é destinado à discussão sobre a implementação dos 17 ODS em nível local, tendo este ano concentrado os debates na provisão de serviços básicos e na recuperação econômica pós-pandemia. O Embaixador Antonio Mello, Coordenador de Relações Internacionais da Prefeitura do Rio, participou do evento e afirmou que a crise da Covid-19 é o momento para reforçamos nosso empenho com o desenvolvimento sustentável e a recuperação econômica de modo igualitário e inclusivo.

“Apesar de seus efeitos nefastos, a pandemia da Covid-19 nos trouxe a oportunidade de repensar nossas prioridades e demonstrou a importância dos investimentos em pesquisa e desenvolvimento. O Rio acredita que a cooperação internacional entre cidades é essencial para superar esta crise e alcançar as metas dos 17 ODS”, declarou o Embaixador Mello.

Na ocasião, o representante da Prefeitura do Rio também ressaltou as principais iniciativas da municipalidade nos temas de geração de renda, apoio a pequenas e médias empresas, redução das emissões de gases de efeito estufa, mobilidade e agricultura urbana.

O quadro de ações dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável permite às cidades  melhor avaliação e acompanhamento de políticas públicas para a promoção de um futuro inclusivo e sustentável.