Projeto A Caminho da Escola 2.0 chega ao entorno de unidade de ensino em Campo Grande

Publicado em 26/05/2022 - 09:43 | Atualizado
O projeto será implantado no entorno de escola municipal em Campo Grande - Prefeitura do Rio

A CET-Rio, em parceria com a subprefeitura da Zona Oeste e a secretaria municipal de Educação, vai implementar, nesta sexta-feira (27/5), mais uma sinalização especial do  projeto A Caminho da Escola 2.0. Dessa vez será no entorno da Escola Municipal Miguel de Larreinaga, localizada na Rua Seabra, s/n , em Campo Grande.

Essa é quinta escola contemplada com o programa, que  realizou previamente as etapas pedagógicas e de capacitação dos professores. Também houve o estudo do cenário de risco do entorno da unidade elaborado pelos alunos, para entã  implantar as intervenções urbanas propostas pela comunidade escolar. Entre as intervenções realizadas estão: implantação de placas, de áreas verdes (expansão da área para pedestres) e de travessias;  revitalização de travessias; ajuste de ciclo e sinais revitalizados.

Em 2022, o programa chegou à sua versão 2.0, com o intuito de envolver a comunidade escolar a pensar a cidade e tornar o espaço público no seu entorno um lugar de excelência e catalisador de boas práticas. A CET-Rio, em parceria com o  Instituto de Políticas de Transportes e Desenvolvimento (ITDP), desenvolveu uma metodologia para padronizar a execução das intervenções viárias propostas pela comunidade escolar. O treinamento também teve como objetivo aprimorar o processo de escuta dos diagnósticos e das propostas de soluções desenvolvidas pelos alunos e a aplicação do que há de mais moderno em termo de segurança viária no mundo, como os conceitos de sistemas seguros, ruas completas e urbanismo tático.

Essa nova fase do programa fez com que a Prefeitura inserisse entre suas metas o desenvolvimento de 36 projetos de intervenção urbana no entorno de unidades de ensino e a implantação de 18 intervenções desse tipo em 2022, seguindo os conceitos trabalhados, com foco na segurança viária e na melhoria das condições de circulação principalmente de pedestres e ciclistas no entorno das escolas.

A expectativa é expandir as intervenções no entorno das escolas e fazer com que as crianças participem efetivamente da melhoria do espaço público e que a segurança viária passe a ser tema de discussão em todas as escolas.

A Educação para o Trânsito deve ser um trabalho educativo que favorece práticas sociais fundamentadas em valores e cria condições para o exercício da cidadania, contribuindo para a construção de uma sociedade democrática e inclusiva.

Desta forma, o Programa visa transformar o território em palco para educação, onde a cidade é a principal sala de aula.

– Sinalização adequada é essencial para aumentar a segurança no trânsito,  tanto para pedestres como  ciclistas e motoristas.  Em conjunto com as subprefeituras estamos ouvindo as crianças, as demandas que elas passam  e com isso reforçando a sinalização no entorno das escolas com o programa “A Caminho da Escola 2.0” – declarou o Presidente da CET-RIO, Joaquim Dinis.

• 26 de maio de 2022