Procon Carioca entrega Selo de Qualidade a empresas que estão reduzindo reclamações no mercado

Publicado em 12/12/2019 - 15:32 | Atualizado em 12/12/2019 - 15:45
Selo de Qualidade do Procon Carioca atesta melhoria do atendimento ao consumidor. Foto: Marco Antonio Rezende / Prefeitura do RioSelo de Qualidade do Procon Carioca atesta melhoria do atendimento ao consumidor. Foto: Marco Antonio Rezende / Prefeitura do Rio

O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, entregou na manhã desta quinta-feira, 12 de dezembro, o Selo de Qualidade do Procon Carioca  a 11 empresas que reduziram as reclamações e alcançaram melhores soluções para os problemas dos consumidores em 2018.  O Selo de Qualidade Procon Carioca surgiu da preocupação em elevar as relações de consumo a um patamar de excelência.

– É uma solenidade singela, mas de grande significado. As pessoas lutam muito, trabalham com dificuldade. Os consumidores,  às vezes, pagam caro, são enganados na hora da compra, e depois, para reaver seus recursos, encontram também muitas dificuldades. É diferente de outros países, onde é uma coisa corriqueira as pessoas lidarem com os fabricantes, trocando, devolvendo, reclamando. No Brasil, graças à Defensoria do Consumidor e a iniciativas como essa do Procon, essa relação tem melhorado muito – disse o prefeito, que agradeceu aos representantes de empresas que se destacaram no atendimento ao consumidor.

Maristela Souza, uma das representantes da rede Prezunic, exaltou a importância do selo: “É um marco para nossa rede. Símbolo do esforço que temos feito”. Foto: Marco Antônio Rezende/ Prefeitura do Rio

– Espero que o exemplo de vocês inspire outras empresas. Que a cada ano tenhamos mais e mais empreendimentos que se destacam no atendimento aos seus clientes –  elogiou o presidente do Procon, Benedito Alves.

O defensor público Thiago Basílio, do Núcleo de Defesa do Consumidor da Defensoria (Nudecon) do Rio de Janeiro, elogiou a iniciativa do Governo municipal.

– É gratificante participar de uma solenidade onde empreendimentos mostram que estão entendendo a importância do respeito e da prestação de serviços com melhor qualidade para as pessoas, num país onde a judicializacão de soluções acordadas ainda persistem – lembrou Thiago.

Para o gerente de Operações da B2W Digital (empresa de comércio eletrônico criada no final de 2006 pela fusão do Submarino, Shoptime, Americanas.com), Márcio Chaer, o selo indica o “caminho certo” no atendimento ao consumidor.

– O Procon Carioca é a principal voz do povo, ou seja, também é a voz dos nossos clientes. Estamos muito felizes – justificou Chaer.

Para o gerente de Operações da B2W Digital, Márcio Chaer, o selo indica o “caminho certo” no atendimento ao consumidor. Foto: Marco Antônio Rezende/ Prefeitura do Rio

Com 18 anos de existência, 30 lojas e 8 mil funcionários no Rio e Baixada Fluminense, a rede de Supermercados Prezunic  também foi uma das empresas que receberam o selo.

– É um marco para nossa rede. Símbolo do esforço que temos feito para prestar um serviço de qualidade e credibilidade junto aos nossos consumidores – ressaltou Maristela Souza, uma das representantes da rede.

Empresas contempladas

– B2W Companhia Digital

– Grupo Claro/NET/Embratel

– Nextel Telecomunicações Ltda

– Telemar Norte Leste S/A (OI)

– Samsung Eletrônica da Amazônia Ltda

– Sky Serviços de Banda Larga

– VIVO-GVT Telefônica Brasil S/A

–  Gol Linhas Aéreas S/A

– Prezunic (3 lojas)

Mais sobre o Selo de Qualidade Procon Carioca

O Selo de Qualidade Procon Carioca foi implementado em 2017, através da Lei 6.309/17, de autoria do vereador Inaldo Silva (PRB), e sancionada pelo prefeito Marcelo Crivella. A intenção é incentivar as empresas a melhorar o atendimento aos clientes, reduzindo com isso as reclamações em geral.
Os critérios para o recebimento do selo são baseados na análise, por uma comissão, da quantidade de reclamações, do índice de solução e tempo de resposta das demandas dos consumidores registradas na plataforma consumidor.gov.br e no Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (SINDEC), do Governo Federal. Entre os critérios também está a análise do resultado das fiscalizações realizadas pelo Procon Carioca.

Em 2018, o selo foi entregue às empresas destacadas no atendimento ao consumidor no ano anterior. Na ocasião, a solenidade,  no Palácio da Cidade, abriu as comemorações pelo Dia Internacional do Direito do Consumidor.

A data, lembrada no dia 15 de março, foi escolhida em razão do famoso discurso feito, em 15 de março de 1962, pelo então presidente dos EUA, John Kennedy, em que destacou que todo consumidor tem direito, essencialmente, à segurança, à informação, e à escolha e de ser ouvido. A partir daí, debates em vários países e estudos sobre o assunto foram desencadeados. A ações foram tidas como um marco na defesa dos direitos dos consumidores.

A avaliação do fornecedor para o recebimento do Selo é referente ao seu desempenho no ano anterior à concessão e  sua validade é de um ano. A emissão do selo é custeada com recursos do Fundo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor.