Prefeitura revitaliza Praça Edmundo Bittencourt e presta homenagem a Artur Xexéo

Publicado em 25/09/2021 - 14:02 | Atualizado
O prefeito Eduardo Paes inaugurou a placa ao lado de familiares de Artur Xexéo - Alexandre Macieira/Prefeitura do Rio

A Prefeitura do Rio entregou, neste sábado (25/09), a Praça Edmundo Bittencourt, no Bairro Peixoto, em Copacabana, revitalizada. O espaço também ganhou uma placa em homenagem ao jornalista, escritor e dramaturgo Artur Xexéo, morto em junho deste ano. Xexéo morou no Bairro Peixoto durante quatro décadas.

– Xexéo era um homem das artes, um crítico excepcional, com a alma carioca, que faz deste lugar tão especial. Como prefeito, em nome dos cariocas, é um prazer estar aqui deixando o nome dele gravado na praça. Esse é um espaço para a gente lembrar desse exemplo de profissional, defensor das artes e da diversidade. Viva Xexéo! – declarou o prefeito Eduardo Paes.

A homenagem reuniu familiares, amigos e admiradores do cronista. Estiveram presentes jornalistas que trabalharam com Xexéo, como Zuenir Ventura, Ancelmo Gois, Arthur Dapieve e Flávia Oliveira, entre outros.

– Estou feliz porque a homenagem acabou sendo o único momento em que conseguimos reunir todos os amigos e familiares. Ficam muitas lembranças, foram 30 anos morando juntos, passávamos aqui todo dia, porque era o caminho para padaria, supermercado e comprar jornal – contou o viúvo Paulo Severo, visivelmente emocionado.

Passávamos aqui todo dia, porque era o caminho para padaria e comprar jornal, disse Paulo Severo – Alexandre Macieira/Prefeitura do Rio

A praça passou por uma grande reforma. Foram executados pela Secretaria Municipal de Conservação serviços de reparo e pintura de frades e mobiliário em concreto, recuperação da calçada em pedras portuguesas, reposição de pavimentação no entorno da praça e conserto dos alambrados da quadra e do parquinho infantil. Além disso, a Gerência de Monumentos e Chafarizes, vinculada à Conservação, restaurou tanto o chafariz quanto o gradil que o cerca. Feito em concreto armado e assinado por Francisco Bolonha, o chafariz passou mais de quatro anos sem funcionar.

– Tivemos o cuidado de olhar os detalhes da praça e cuidamos dela como um todo. As pedras portuguesas estavam muito ruins, bem como o entorno com muitos buracos. Além disso, religamos o belíssimo chafariz, que não funcionava há quatro anos – disse a secretária municipal de Conservação, Anna Laura Secco.

A revitalização da praça teve o apoio da Subprefeitura da Zona Sul, da Secretaria de Meio Ambiente, que fez ajustes na horta comunitária e replantou mudas no entorno, e da Comlurb, que cuidou da poda de árvores e da instalação de papeleiras.

– Estamos cuidando da Praça Edmundo Bitencourt com todo o carinho, do jeito que o Xexéo e nossa população merecem – afirmou Ana Ribeiro, subprefeita da Zona Sul.

• 25 de setembro de 2021