Prefeitura realiza ações especiais de ordenamento nas zonas Norte e Oeste

Publicado em 02/12/2020 - 14:11 | Atualizado
Nesta quarta, operações conjuntas da Seop fiscalizam o comércio e o trânsito na Tijuca e Barra da Tijuca. Ontem, força-tarefa atuou na TaquaraNesta quarta, operações conjuntas da Seop fiscalizam o comércio e o trânsito na Tijuca e Barra da Tijuca. Ontem, força-tarefa atuou na Taquara. Crédito: Divulgação Seop / Prefeitura Rio

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), realiza, nesta quarta-feira, 02/12, ações especiais de ordenamento para fiscalizar o comércio e o trânsito na Tijuca e na Barra da Tijuca, nas zonas Norte e Oeste. Na Tijuca, a operação conjunta acontece na Praça Afonso Pena e entorno, onde equipes também atuam no atendimento à população em situação de rua e limpeza urbana. Ontem, a força-tarefa passou pela Taquara, na região de Jacarepaguá, Zona Oeste da cidade.

Balanço da Taquara – No bairro da Zona Oeste, a ação especial de ordenamento contou com o apoio da Cedae e da Light, para checar denúncias de ligações clandestinas de água e de energia elétrica. Ao todo, foram verificadas oito ligações, sendo constatados três pontos de furtos de energia elétrica. Os “gatos” foram desfeitos e cabos e extensão retirados desses locais.

A operação da terça resultou ainda na fiscalização de 64 ambulantes e estabelecimentos comerciais. Entre os ambulantes (55 ao todo), 23 não possuíam autorização e foram orientados a deixar o espaço público. No trânsito, oito veículos foram removidos por estacionamento irregular, e na limpeza urbana, foram recolhidos 850 quilos de resíduos sólidos. Também foram abordadas nove pessoas em situação de rua. Os agentes percorreram o Largo e o Terminal Rodoviário da Taquara, a Rua Apiacás, as estradas do Rio Grande, Rodrigues Caldas e dos Bandeirantes, e a Avenida Nelson Cardoso.

Órgãos – Com planejamento e integração da Subsecretaria de Operações (Subop) da Seop, as ações reúnem efetivos da Guarda Municipal e das coordenadorias de Fiscalização de Estacionamentos e Reboques (Cfer), Especial de Transporte Complementar (CETC) e de Cuidado e Prevenção às Drogas (CPD), que fazem parte da estrutura da própria secretaria. A força-tarefa é formada ainda por agentes das coordenadorias de Controle Urbano (CCU) e de Licenciamento e Fiscalização (CLF), ligadas à Secretaria Municipal de Fazenda; da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH); da subsecretaria de Conservação; da Comlurb; além da Cedae, Light e Polícia Militar, de acordo com a necessidade de cada região.

• 2 de dezembro de 2020