Prefeitura prorroga até 25/05 proibição do estacionamento na orla do Leme ao Pontal

Publicado em 19/05/2020 - 17:37 | Atualizado
A sede da Prefeitura do Rio. Foto: Divulgação/Prefeitura do Rio

A Prefeitura do Rio prorrogou, nesta terça-feira (19/05), a suspensão do estacionamento na orla do Leme ao Pontal como medida de combate ao novo coronavírus. O decreto que estende a medida até 25 de maio foi publicado em edição extra do Diário Oficial do Município. A fiscalização prossegue 24 horas, com 10 reboques da Coordenadoria de Fiscalização de Estacionamentos e Reboques (Cfer), da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop). A exceção é para moradores e usuários de vagas especiais.

Os moradores devem deixar à mostra, no painel do veículo, o Cartão Morador do sistema Rio Rotativo (emitido pela CET-Rio) ou comprovante de residência. Já os usuários de vagas especiais (idosos e deficientes físicos) devem expor o cartão obrigatório de beneficiário.

Bloqueios de trânsito em áreas das zonas Norte e Oeste também são estendidos

O Decreto nº 47.431 publicado nesta terça-feira (19/05) altera o prazo e também estende a restrição da circulação de pessoas e o acesso de veículos particulares (exceto de residentes e empregados em serviços de entrega) em 11 áreas comerciais com altos índices de aglomeração das zonas Norte e Oeste.

Os bloqueios parciais acontecem em vias de Santa Cruz, Madureira, Freguesia, Taquara, Tijuca, Grajaú, Pavuna, Cascadura, Realengo, Guaratiba e Méier. As regiões permanecerão isoladas por grades até a próxima segunda-feira (25/05), com o acesso da população restrito moradores, e funcionários e clientes de mercados, farmácias e agências bancárias. Ao todo, cerca de 250 guardas municipais, além da Polícia Militar, cuidam 24 horas por dia das barreiras.

Freguesia e Taquara têm proibição de estacionamento até 31/05

O estacionamento de veículos em duas importantes vias da Freguesia e Taquara, na Zona Oeste, também está proibido até 31 de maio. São elas: Estrada de Jacarepaguá, ambos os lados, no trecho entre a Estrada do Gabinal e a Rua Tirol; e a Avenida Nelson Cardoso, ambos os lados, no trecho entre a Rua Baicaris e a Estrada do Tindiba. A portaria com a medida adicional de contenção do contágio pelo novo coronavírus foi publicada no Diário Oficial da última sexta-feira, dia 15.

Funcionamento dos depósitos – Por conta da pandemia do novo coronavírus, os depósitos municipais (em São Cristóvão e no Recreio dos Bandeirantes) estão funcionando apenas em dias úteis, das 8h às 17h. O fechamento das unidades aos fins de semana começou em 28 de março. Com isso, se o veículo for removido na sexta-feira e não puder ser retirado no mesmo dia, não serão cobradas as diárias referentes a sábado e domingo. E se a remoção acontecer no sábado ou no domingo, o proprietário pagará apenas uma diária pelo fim de semana. Informações sobre a retirada, como documentos necessários e formas de pagamento, estão disponíveis no site da Seop (link: http://bit.ly/reboqueseop).