Publicado em 11/09/2023 - 14:30 | Atualizado em 11/09/2023 - 14:51
  • Início/
  • /
  • Prefeitura participa do Senac Rio Summit, um festival de tecnologia, inovação e empreendedorismo
Evento no Expomag é um festival gratuito de tecnologia, inovação, empregabilidade e empreendedorismo - Marcos de Paula/Prefeitura do Rio

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, participou, na manhã desta segunda-feira (11/9), da abertura do Senac Rio Summit, um festival gratuito de tecnologia, inovação, empregabilidade e empreendedorismo, no Expomag, na Cidade Nova. Até o dia 15 de setembro o evento contará com palestras de grandes nomes do setor, debates, participação de big techs, experiências imersivas, competições e atrações culturais, além de orientação profissional. Com oportunidades também de cursos gratuitos, a previsão é receber mais de 12 mil pessoas.

– Ou entendemos que a educação mudou e que temos de estimular iniciativas que têm a ver com área a da matemática, robótica e informática ou dificilmente vamos conseguir suprir o nosso analfabetismo digital. O Web Summit foi uma espécie de inspiração para que outros eventos acontecessem no Rio, estimulando um monte de gente que está inovando, produzindo, e chamando a atenção de quem está distante destes avanços tecnológicos. É importante que tenhamos essas atividades acontecendo porque também ajudam a economia – afirmou Eduardo Paes.

Com o mote “O futuro do trabalho é aqui e agora”, o objetivo do evento é contribuir para a inclusão digital, atrair e desenvolver os futuros profissionais que atuarão no ecossistema de tecnologia e inovação que está sendo criado no Rio de Janeiro, como estudantes de ensino médio, técnico e universitários, professores e educadores, micro e pequenos empresários, líderes comunitários e empreendedores sociais.

– Quando nós imaginamos durante o Web Summit Rio estender um pouco mais o nosso braço para atingir outra camada da população, nós pensamos no Senac Rio Summit. O papel do Sistema S é dar acesso a possibilidades de desenvolvimento. Isso aqui não é apenas um evento. Na verdade, é o ponto de partida para capacitar e desenvolver ferramentas tecnológicas para toda a população com o objetivo de uma sociedade justa. E ela só será justa se todos tiverem as mesmas possibilidades. Vocês estão testemunhando aqui o início de uma nova caminhada do Senac-RJ, uma transformação para uma nova era na educação – disse o presidente do Sistema Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior.

O festival terá palestras e painéis com profissionais das principais empresas de tecnologia mundiais, além de estudiosos do futuro do trabalho e de tendências. Estão confirmados executivos de empresas como Microsoft, Google Cloud, Semantix, Vale, entre vários outros. A programação completa do evento está disponível no site do evento.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação, Chicão Bulhões, esse tipo de evento é muito importante, pois é direcionado aos jovens e fala muito de capacitação.

– Estamos trabalhando para transformar a cidade na capital da tecnologia e é preciso estarmos preparados para essas oportunidades. Esse é mais um passo que envolve parcerias importantes e que já está trazendo excelentes resultados para o Rio.

Invest.Rio divulga programas nas áreas de inovação e tecnologia

A Invest.Rio, agência de promoção e atração de investimentos da Prefeitura do Rio, é patrocinadora do evento e tem um estande no local. O Espaço Conexões será usado para promover a cidade, divulgar iniciativas do Rio nas áreas de inovação e tecnologia, sobretudo para o público jovem.

De acordo com o presidente da Invest.Rio, Alexandre Vermeulen, a iniciativa faz parte de um esforço mais amplo da prefeitura para atrair investimentos e posicionar o Rio como a capital da inovação na América Latina.

– Grandes eventos, atração de empresas e investimentos, transformação do ambiente de negócios e qualificação do nosso capital humano são alguns dos pilares dessa construção. Para isso estamos acionando os principais atores, e o Senac RJ é um dos principais parceiros nessa caminhada.

A abertura do Senac Rio Summit também contou com a participação do VP, Country Manager Portugal, Brasil & Qatar do Web Summit, Artur Pereira.

Cursos gratuitos

Durante o Senac Rio Summit, os participantes poderão se inscrever em cursos gratuitos da Plataforma Rio On, parceria entre o Senac RJ e a Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia. Primeira plataforma digital gratuita de aprendizagem do município, o projeto visa capacitar jovens e estudantes através de cursos online voltados para letramento digital e a inserção no mercado de trabalho, além de combater a exclusão digital e qualificar profissionais para o futuro.

Inicialmente, serão oferecidos cursos dos eixos “Empreendedorismo Inovador”, “Comunicação” e “Tecnologia Básica e Aplicada”. A meta do projeto é formar 13.550 alunos. A carga horária dos cursos varia entre 8h e 60 horas. O pré-requisito é ter 16 anos ou mais e ser morador do município do Rio de Janeiro. Os cursos serão oferecidos na modalidade remota em tempo real e os visitantes do Senac Rio Summit poderão se inscrever durante o evento. Mais informações podem ser obtidas neste site.

• 11 de setembro de 2023