Prefeitura participa do Segundo Encontro de Sherpas do Urban 20, de líderes globais

Publicado em 13/07/2020 - 16:47 | Atualizado
Centro Administrativo São Sebastião (CASS) e o Palácio da Cidade receberão iluminação especial no próximo sábado (12/12)"Atos como esse não podem ser tolerados, merecem nossa repulsa e providências para penalizar o infrator", afirmou Jorge Felippe. Foto: Divulgação / Prefeitura do Rio

A Prefeitura do Rio, por meio da Coordenadoria Geral de Relações Internacionais , participou do Segundo Encontro de Sherpas das Cidades do Urban 20, realizado virtualmente em 6 e 7 de julho. O Urban 20, Grupo de Engajamento dos líderes de cidades do G20 tem o propósito de levar as questões urbanas para a agenda do grupo, que reúne as 19 maiores economias do mundo e a União Europeia.

Durante o evento, a Cidade do Rio reforçou o compromisso municipal com a retomada econômica após a pandemia da Covid-19 e advogou para que países do G20, bancos e fundos multilaterais disponibilizem linhas de crédito concessionais para que governos que sofrem com os efeitos da atual crise sanitária possam recuperar suas economias de forma sustentável e igualitária. Em uma economia global, investimentos em âmbito local permitirão maior circulação internacional de bens e serviços, além da geração de renda e empregos.

Desde fevereiro deste ano, as cidades do U20 trabalham no desenvolvimento de documentos oficiais sobre temas relacionados a Soluções Urbanas Baseadas na Natureza, Comunidades Prósperas e Inclusivas e Economia Circular e Neutra em Carbono. O Rio de Janeiro liderou a concepção do documento sobre Sistemas Alimentares Urbanos Sustentáveis e colaborou com os trabalhos sobre Cidades Resilientes e Mobilidade Zero-Carbono, apresentado as políticas municipais adotadas para responder a esses desafios.

As recomendações resultantes dos documentos produzidos pelas forças-tarefa basearão as demandas do Comunicado ao G20, que será assinado pelos prefeitos das cidades participantes no final deste ano.