Prefeitura participa de acordo para liberação do estádio de São Januário

Publicado em 13/09/2023 - 15:29 | Atualizado em 13/09/2023 - 15:36
Haverá interdições ao trânsito no entorno de São Januário - Fabio Motta/Prefeitura do Rio

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, participou, nesta quarta-feira (13/9), da assinatura do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para liberar São Januário. Secretarias e órgãos municipais elaboram um planejamento operacional de atuação para o entorno do estádio, no bairro Vasco da Gama, na Zona Norte, nos dias de jogos. O objetivo é oferecer melhores condições para torcedores, funcionários e moradores da região. As ações municipais terão como principais eixos o ordenamento urbano, a mobilidade e o monitoramento das principais vias no entorno do estádio.

– Temos de celebrar tanto a postura do Ministério Público quanto do Vasco em construir este TAC. A partir de agora, o que vamos buscar é ter um trabalho mais integrado no entorno do estádio, buscando melhorar acessos, fluxos, a ordem urbana e não permitir exageros. Fazer algo parecido com o que o ocorre em jogos no Maracanã, com mais operação de trânsito, controle e ordem urbana e assim ter uma situação melhor no acesso ao estádio – afirmou Eduardo Paes.

– A Prefeitura tem um trabalho de atuação no entorno dos estádios, justamente com o foco no ordenamento do espaço público, na fluidez do trânsito, numa melhora da experiência do torcedor, dos moradores das regiões adjacentes e não vai ser diferente em São Januário. Então, certamente esse trabalho em conjunto que a Prefeitura vai reforçar trará mais organização para os torcedores de São Januário, e nós estamos prontos para trabalhar nesse sentido – enfatizou o secretário municipal de Ordem Pública, Brenno Carnevale.

A reunião para a assinatura do Termo de Ajustamento de Conduta foi conduzida pelo procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, Luciano Mattos. O Vasco foi representado pelo CEO da Sociedade Anônima de Futebol (SAF), Lúcio Barbosa, pela CFO, Kátia dos Santos, e pelos presidente e vice do clube, Jorge Salgado e Carlos Roberto Osório. Lúcio Barbosa comemorou a assinatura do TAC e a liberação do estádio.

– A partir de hoje começa a valer o TAC e temos uma série de obras e implementações tecnológicas no cronograma. Várias dessas iniciativas foram propostas pelo próprio Vasco, beneficiando o clube e quem for jogar lá. Entre as medidas que vamos implementar estão câmeras de reconhecimento facial nas catracas, melhores câmeras internas para identificação de possíveis infratores e alargar portões. E o Vasco não vai parar só no TAC, temos mais de 70 projetos para melhorias de São Januário.

Agora, o acordo precisa ser homologado pela Justiça Estadual. O estádio de São Januário está interditado pela Justiça do Rio desde o dia 23 de junho de 2023. No dia anterior, em partida contra o Goiás pelo Campeonato Brasileiro, a torcida do Vasco atirou fogos de artifício no gramado e promoveu uma confusão generalizada dentro e fora do estádio.

• 13 de setembro de 2023