Publicado em 14/03/2024 - 15:53 | Atualizado em 14/03/2024 - 16:00
  • Início/
  • /
  • Prefeitura lança o edital do programa IntegraRio 2024, que promove acesso e integração metropolitana por meio de patrocínios

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Especial de Integração Metropolitana (SEIM), lançou o edital da segunda edição do programa IntegraRio 2024. A iniciativa tem por objetivo estimular a união entre cariocas e fluminenses, mostrando a importância da construção de experiências coletivas. O edital selecionará e patrocinará até 180 projetos voltados ao desenvolvimento urbano sustentável, com ênfase na dimensão econômica, social, ambiental e institucional, que fortaleçam a divulgação, a cooperação, o desenvolvimento e a integração da cidade do Rio com os demais municípios e instituições do estado. Na primeira edição, em 2022, mais de 42 cidades foram impactadas pelo projeto, com cerca de 355 eventos e ações integrativas, com um investimento da Prefeitura superior a R$ 10 milhões, fortalecendo diversos setores e gerando centenas de empregos.

– A cidade do Rio de Janeiro, enquanto referência e capital do estado, tem em sua história a missão e a necessidade de capitanear o processo de potencialização do alcance de suas ações de forma que influencie municípios, sobretudo os da região metropolitana, no processo de cooperação e integração governamental. Avançamos devido ao legado da gestão do prefeito Eduardo Paes com mais uma entrega ao protagonismo carioca. Com orçamento ampliado, no ano em que nossa cidade figura como capital mundial por meio do G20, nossa secretaria seguirá patrocinando projetos que fortalecerão assim a Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável da ONU – afirmou o secretário de Integração Metropolitana, Marcos Dias.

Segundo o secretário, a edição de 2024 tem um alcance três vezes maior que a anterior. Os recursos deste ano para os patrocínios são de R$ 30 milhões, divididos em seis cotas. A primeira, de R$ 25 mil; a segunda, de R$ 50 mil; a terceira, de R$ 100 mil; a quarta, de R$ 200 mil; a quinta, de R$ 300 mil; e a sexta e última, de R$ 500 mil reais.

Projetos selecionados pelo IntegraRio 2024 terão acesso a patrocínios para realização de eventos sociais, educacionais, ambientais, culturais, esportivos, turísticos e inclusão social. Desenvolvido pelo Edital de Chamamento Público, possibilita a inscrição dos mais diversos projetos em três categorias (empreendedorismo, eventos e inclusão social), de forma democrática e transparente. As inscrições são gratuitas e serão efetuadas em um período de 30 dias corridos, por meio do sistema online de inscrição, cujo link ficará disponível no site da SEIM até 23h59 do dia 12 de abril de 2024.

• 14 de março de 2024