Prefeitura lança Fala Juventude, um programa de oficinais temáticas para jovens

Publicado em 15/03/2021 - 09:17 | Atualizado em 15/03/2021 - 09:42
Prefeitura entrega revitalização da RocinhaOs jovens da Rocinha podem se inscrever no programa Fala Rocinha - Arquivo/Prefeitura do Rio

A Secretaria Especial da Juventude Carioca (JUVRio) elaborou um projeto que tem como foco jovens de comunidades que não estudam e nem trabalham, impactados pela falta de perspectiva. Os interessados em participar do programa Fala Juventude devem se inscrever no site, a partir desta segunda-feira (15/03)  até o dia 28 de março. Nesta primeira fase, o ciclo de oficinas temáticas, no campo audiovisual, será oferecido a pessoas de 15 a 29 anos da Cidade de Deus, Rocinha e Lins de Vasconcelos.

O programa tem o objetivo de incentivar a instrução desse público e criar um espaço de escuta, troca e diálogo, dando espaço à voz e ações da juventude carioca. Serão cinco encontros ao longo de uma semana em cada localidade, com oficinas de drone, fotografia, edição de vídeo, produção de eventos e uma palestra, em parceria com o Sebrae, sobre institucionalização e formalização ao final do ciclo. Nesta primeira edição foi escolhido o eixo audiovisual, com plano de aulas teóricas e práticas nas temáticas.

O secretário da JUVRio, Salvino Oliveira, destacou a importância de promover espaços de participação ativa dos jovens junto ao poder público e a capacitação deles.

-Pensamos em um programa com temáticas que possibilitem ao jovem inovar tanto na esfera de seu lazer quanto no âmbito do mercado de trabalho. Para além do primeiro contato com o campo audiovisual e suas oportunidades, as oficinas são ainda um estímulo ao campo dos sonhos e ao desenvolvimento dessas capacidades para facilitar a inserção nesse setor – explicou.

Oficinas e cronograma

Serão 120 vagas no total, sendo 40 por comunidade.  A prioridade é para os jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica em geral. Os alunos serão divididos em duas turmas, nos períodos da manhã e tarde. Aqueles que participarem de todas as cinco oficinas da semana terão direito a um certificado de participação e uma versão impressa de uma das fotos que tenham tirado na oficina de fotografia.

Ao final de cada ciclo de oficinas, o Sebrae vai dar uma palestra aos jovens com conhecimentos básicos sobre o exercício de sua cidadania, garantia de direitos para se tornar um MEI (MicroEmpreendedor Individual) e as opções para poderem aplicar no mercado de trabalho o que aprenderam ao longo da semana.

A lista dos selecionados será divulgada no dia 1º de abril nas redes sociais da JUVRio (@juvrio no Instagram, Facebook, Twitter, Youtube e TikTok). O primeiro ciclo de oficinas será na Rocinha (5 a 9 de abril), seguido por Cidade de Deus (12 a 16 de abril) e Lins (26 a 30 de abril). Detalhes sobre horários e locais serão informados aos selecionados pela equipe da JUVRio.

Cartilha dos Direitos da Juventude

Além do ciclo de capacitação, o programa Fala Juventude também preparou uma Cartilha dos Direitos da Juventude, sanando dúvidas e questionamentos que os jovens têm em suas vivências cotidianas. Eles participarão das oficinas e também de espaços onde se sintam confortáveis para estabelecer um diálogo saudável com a esfera pública municipal.

• 15 de março de 2021