Prefeitura interdita 14 estabelecimentos comerciais em São Cristóvão

Publicado em 22/04/2020 - 17:32 | Atualizado em 22/04/2020 - 18:39
Os agentes percorreram as ruas do bairro em cumprimento ao decreto que restringe a abertura do comércio. - Foto: Divulgação/ Seop

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), interditou, até o momento, 14 estabelecimentos comerciais em São Cristóvão, nesta quarta-feira, dia 22. Os agentes percorreram as ruas São Cristóvão, Figueira de Melo e Sousa Valente, em cumprimento ao decreto municipal de enfrentamento ao novo coronavírus (Covid-19), que restringe a abertura do comércio em toda a cidade como medida para evitar aglomerações. À tarde, a fiscalização seguiu para Cascadura (na área da Avenida Dom Hélder Câmara), na Zona Norte.

As equipes da Subsecretaria de Licenciamento, Fiscalização e Controle Urbano , da Secretaria Municipal de Fazenda, também participaram da operação.

Acumulado

Em um mês de fiscalizações no comércio como medida de combate à Covid-19, a Seop registrou, até esta terça-feira (21), o fechamento de 3.168 estabelecimentos dos 4.580 visitados em 75 ações em toda a cidade.

Órgãos

A força-tarefa coordenada pela Seop conta com efetivos da Subsecretaria de Operações (Subop) da pasta; da Guarda Municipal; da Subsecretaria de Licenciamento, Fiscalização e Controle Urbano, vinculada à Secretaria Municipal de Fazenda; da Subsecretaria de Vigilância Sanitária, que integra a Secretaria Municipal de Saúde; e da Comlurb.

A suspensão do comércio é por tempo indeterminado. Entre as exceções estão supermercados e hortifrútis, padarias (sem consumo no local), e pet shops, seguindo horários especiais de funcionamento. A lista completa pode ser verificada no link: https://bit.ly/2V605pN.

Balanço do Disk Aglomeração

Também coordenado pela Seop, o Disk Aglomeração atendeu 2.922 chamados, de 31 de março até esta terça, 21 de abril. Os bairros mais demandados, ontem, foram: Campo Grande, Bangu, Realengo, Santa Cruz, Centro, Taquara, Copacabana, Tijuca, Barra da Tijuca e Recreio dos Bandeirantes. Os principais atendimentos são para dispersar grupos de pessoas em estabelecimentos essenciais e áreas públicas. O serviço funciona com base em chamados feitos à Central 1746 (telefone, site ou aplicativo), além de sinais de celulares, por meio de parceria com a operadora de telefonia TIM e o COR. Para mais informações sobre o funcionamento, acesse: https://bit.ly/2JX4CUV.