Prefeitura inicia obra de pavimentação e drenagem no Distrito Industrial de Santa Cruz

Publicado em 14/01/2022 - 13:41 | Atualizado em 14/01/2022 - 13:45
Serão feitas obras de recuperação em 8,5 km das principais ruas do distrito - Beth Santos/Prefeitura do Rio

O prefeito Eduardo Paes anunciou, nesta sexta-feira (14/01), o início das obras no Distrito Industrial de Santa Cruz, na Zona Oeste. O local vai receber recuperação de pavimentação e drenagem para melhorar as condições viárias do local. A secretaria de Infraestrutura vai atuar em 8,5 km de vias nas principais ruas do distrito. O investimento da Prefeitura do Rio será de cerca de R$ 12,5 milhões e as obras têm previsão de serem executadas durante um ano.

– Estamos trabalhando desde o início do mandato na preparação desse projeto e acreditamos que, no verão do ano que vem, os caminhoneiros e todos aqueles que entram aqui para abastecer as empresas ou levar os produtos que aqui são fabricados, terão mais tranquilidade, sem enfrentar esses problemas que temos visto. Esse é só o começo de uma série de iniciativas importantes. Em breve, começaremos também o recapeamento da Avenida Brasil, no trecho de Realengo a Santa Cruz – disse o prefeito Eduardo Paes, enfatizando que esse conjunto de iniciativas da Prefeitura vai melhorar o ambiente econômico do Rio e atrair mais investimentos.

Paes: ‘Esse é só o começo de uma série de iniciativas importantes da Prefeitura’ – Beth Santos/Prefeitura do Rio

A região recebe caminhões de carga pesada diariamente e tem alto grau de comprometimento no asfalto. Para garantir maior durabilidade do asfalto será utilizado um agregado siderúrgico. O composto reduz o consumo de recursos naturais não renováveis, como aqueles provenientes da mineração de rochas, areia entre outros. As principais ruas que vão receber intervenções são: Avenida Átila Temporal, ruas Guarantã, Darci Pereira e um trecho da Avenida João XXIII.

– O polo recebe centenas de caminhões pesados todos os dias, essa obra é de suma importância para região de Santa Cruz e para a cidade do Rio como um todo – explicou o secretário de Infraestrutura, Jorge Arraes.

Estão previstas intervenções como a implantação de canaletas laterais para águas pluviais; recuperação da rede de micro drenagem, além do asfalto e as sinalizações horizontais das vias.

– As principais indústrias da cidade estão aqui nessa região. São mais de 18 mil funcionários, pessoas que circulam por aqui. Agora, finalmente, todo mundo que trabalha, trafega e mora aqui perto vai poder ter uma condição mínima de mobilidade, o que vai ajudar na competitividade das empresas e das indústrias instaladas aqui, melhorando e atraindo outras para essa região, além de facilitar a vida dos trabalhadores, que não terão mais risco para acessar suas empresas – informou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação, Chicão Bulhões.

Atualmente, há 14 empresas instaladas no polo, que geram cerca de R$ 200 milhões/ano de impostos para a cidade. Entre as indústrias, estão Gerdau, Ternium, Furnas e Casa da Moeda.

– A realização dessas obras de infraestrutura é uma verdadeira vitória para as empresas instaladas no Distrito Industrial de Santa Cruz, que sofrem há anos com a má conservação das vias de acesso. E também para os 18 mil funcionários que passam diariamente por aqui. Com a recuperação dessas pistas, o distrito ganha capacidade de reter e atrair novos grandes investimentos para a cidade do Rio – afirmou a presidente da Associação das Empresas do Distrito Industrial de Santa Cruz (Aedin), Fernanda Candeias.

Bairro Maravilha no Recreio dos Bandeirantes

Antes de ir à Santa Cruz, o prefeito esteve no Recreio dos Bandeirantes, onde anunciou o começo das obras do Bairro Maravilha Rua do Sol. Uma área total de 2.400 m2 será contemplada.

O programa Bairro Maravilha tem como objetivo recuperar áreas da cidade sem infraestrutura. As vias ganham asfalto e as calçadas são refeitas, além da realização de drenagem das ruas. Serão gastos cerca de R$ 780 mil nessa localidade.

As obras do Bairro Maravilha vão contemplar uma área de 2.400 m2 – Alexandre Macieira/Prefeitura do Rio

Praça na Pavuna será reformada

O prefeito encerrou a manhã na Pavuna, onde, ao lado do presidente da Fundação Parques e Jardins (FPJ), Fabiano Carnevale, acompanhou o início das obras da reforma da Praça Ucraniano. O projeto vai transformar o local em polo esportivo, para estimular a prática de exercícios e promover a convivência entre moradores de todas as idades, inclusive com instalação de brinquedos e reforma da Academia da Terceira Idade (ATI). A Prefeitura fará um investimento de cerca de R$ 870 mil para realizar as intervenções.

No local também serão instalados novos brinquedos, mais modernos, lúdicos e versáteis do que os tradicionais. O campo existente na praça vai receber grama sintética, novos alambrados e mobiliário urbano, como bancos e lixeiras. Além disso, no local será construída uma quadra poliesportiva. Como a Pavuna é um dos bairros mais quentes da cidade, a praça receberá o plantio de árvores e forrações para tentar amenizar a temperatura local.

A Praça Ucraniano, na Pavuna, vai passar por uma ampla reforma – Beth Santos/Prefeitura do Rio

• 14 de janeiro de 2022