Prefeitura inaugura tomógrafo que fará 1,2 mil exames por mês no Hospital Rocha Faria, em Campo Grande

Publicado em 17/01/2020 - 12:32 | Atualizado em 17/01/2020 - 12:36
O novo tomógrafo do Rocha Faria foi inaugurado nesta sexta-feira e já está pronto para uso. Foto: Marco Antonio Rezende/Prefeitura do Rio

O prefeito Marcelo Crivella inaugurou, nesta sexta-feira (17/01), no Hospital Municipal Rocha Faria, em  Campo Grande, na Zona Oeste, mais um moderno aparelho de tomografia na rede municipal de Saúde. Foi o oitavo aparelho desse tipo a ser colocado em uso, de um total de 11 comprados com recursos de emendas parlamentares da época em que Crivella era senador. A previsão é que, com o novo equipamento, sejam realizados, em média, 1.200 exames por mês na unidade.

– Estamos muito felizes. Inauguramos o oitavo tomógrafo da Rede Municipal de Saúde. Vamos inaugurar mais três. O próximo, em breve, no Hospital Evandro Freire, na Ilha do Governador. Só o fato de os moradores de Campo Grande não precisarem se deslocar até Santa Cruz, onde também instalamos outro tomógrafo, no Hospital Pedro II, já é uma grande vantagem. Outra grande notícia: estamos para inaugurar, até março, a primeira ressonância magnética da rede pública de saúde do país, no Hospital Miguel Couto (no Leblon) – adiantou o prefeito.

As obras, realizadas pela RioUrbe, para adaptações técnicas da sala custaram R$ 463 mil. Dos equipamentos comprados com a emenda e entregues pelos fabricantes estão em funcionamento os dos hospitais municipais Pedro II, Salgado Filho, Lourenço Jorge, Albert Schweitzer, Miguel Couto, Ronaldo Gazolla, Souza Aguiar, que já somam mais de 100 mil exames realizados.

– O Hospital Rocha Faria tem 198 leitos e é um dos mais importantes da cidade para o socorro ao cidadão. Esse aparelho será muito útil para a população. Esperamos fazer aqui pelo menos 40 exames por mês – ressaltou a secretária de Saúde, Ana Beatriz Busch.

RioSaúde administra Rocha Faria há um ano

O hospital é administrado pela RioSaúde – empresa pública da Prefeitura – desde 12 de fevereiro de 2018. A unidade oferece atendimento de urgência e emergência, incluindo trauma, 24 horas por dia, para adultos e crianças. O Rocha Faria realiza, em média, 17 mil atendimentos por mês e, como retaguarda de emergência, possui 198 leitos, distribuídos entre os serviços de maternidade, pediatria, clínica médica, ortopedia, cirurgia geral, CTI adulto e neonatal.

O novo tomógrafo do Rocha Faria. Foto: Marco Antonio Rezende/Prefeitura do Rio

Hospital aprovado por 74% da população

Em um ano e onze meses de gestão da RioSaúde, foram realizados mais de 10.000 exames laboratoriais e 7.389 cirurgias no hospital. Além disso, a unidade oferece exames de endoscopia, colonoscopia, ultrassonografia, raios-x, exames de laboratório, ecocardiografia, cardiotocografia e patologia clínica. Em 2018, o Rocha Faria revalidou o título de ‘Hospital Amigo da Criança’, selo conferido pelo Ministério da Saúde pela excelência dos serviços prestados às gestantes e recém-nascidos. Em 2019, o Rocha Faria se manteve bem avaliado pela população, com uma aprovação de 74%.

Sobre a RioSaúde

Empresa pública da Prefeitura do Rio, a RioSaúde começou a operar em 2014 na administração de unidades da rede municipal. Cerca de três milhões de pessoas foram atendidas nas unidades gerenciadas, onde obteve 84% de aprovação.
Atualmente, administra os hospitais municipais Ronaldo Gazolla e Rocha Faria, CER Campo Grande e Barra da Tijuca, e as UPAs Cidade de Deus, Rocha Miranda, Senador Camará, Madureira, Vila Kennedy, Costa Barros, Sepetiba, João XXlll e Paciência. Todas atendem 24h. Recentemente, a RioSaúde assumiu a gestão das unidades de Atenção Primária das áreas programáticas 5.1 (Bangu e Realengo) e 5.2 (Campo Grande).