Prefeitura inaugura reforma da Escola Municipal Alberto Rangel, na Cidade de Deus

Publicado em 15/09/2021 - 14:54 | Atualizado em 15/09/2021 - 15:47
A escola Alberto Rangel foi totalmente reforma e ganhou uma nova pintura - Beth Santos/Prefeitura do Rio

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, e o secretário municipal de Educação, Renan Ferreirinha, entregaram, nesta quarta-feira (15/9), a Escola Municipal Alberto Rangel, na Cidade de Deus, totalmente reformada. A unidade recebeu diversas intervenções, como novas instalações elétricas, melhorias em acessibilidade e cobertura da quadra esportiva, além de serviços de drenagem. A obra durou 120 dias, com investimento de cerca de R$ 1,1 milhão.

– A gente tem a melhor rede de ensino do Brasil e o que podemos fazer agora é sonhar mais alto e introduzir novos elementos na educação pública, fazendo com que a estrutura seja melhor, esse vai ser o nosso esforço permanente. Queremos ser ousados para fazer funcionar o que já existe, qualificando e dando melhores condições de trabalho aos nossos profissionais da educação – disse o prefeito, que visitou as instalações da unidade e, na cozinha, experimentou e elogiou o feijão preparado para a merenda dos alunos.

A recuperação foi realizada pela Empresa Municipal de Urbanização (Rio-Urbe), que também fez a pintura de toda escola: área externa, portões, banheiros e cozinha, além dos alambrados. A unidade atende a 244 alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

– Trabalhamos para que as crianças e os jovens alunos daqui tenham a oportunidade de sonhar, esse é o nosso trabalho contínuo de todos os dias. Quero agradecer a todos os profissionais da Alberto Rangel, uma escola que tem um papel importante para a Cidade de Deus, com uma participação especial no ensino do segundo segmento. Essas crianças vão entender que é através da porta da escola que elas poderão ter um futuro melhor – afirmou o secretário Renan Ferreirinha.

Paes elogiou o feijão feito para a merenda dos alunos – Beth Santos/Prefeitura do Rio

SME vai investir R$ 83 milhões na manutenção das escolas

No mês passado, a Secretaria Municipal de Educação (SME) anunciou o investimento de R$ 83 milhões em manutenção e ajustes nas unidades da rede. Este será um dos maiores volumes de recursos já disponibilizados na história da SME por meio do Sistema Descentralizado de Pagamento (SDP).

– Estou muito feliz com essa reforma. Essa escola é muito bacana, fazemos um trabalho bem sério. No ano que vem, vamos celebrar 50 anos de existência desta unidade que faz parte da história da Cidade de Deus – ressaltou Carlos Alberto Santana, diretor da escola Alberto Rangel.

Este foi o segundo volume de recursos disponibilizado em oito meses de gestão. O primeiro foi repassado no Dia da Escola (15/3), quando R$ 16 milhões foram liberados. Agora 1.574 escolas, creches, Espaços de Desenvolvimento Infantil (EDIs) e unidades de extensão vão poder receber R$ 52.800 cada, totalizando R$ 83 milhões. Para ter direito à verba, as unidades escolares deverão estar em dia com as prestações de contas.

O SDP é um recurso que permite celeridade na solução de problemas em relação às necessidades do dia a dia das escolas. Ele é destinado para pequenas despesas, como a compra de materiais de consumo (limpeza, escritório), aquisição e reforma de equipamentos e mobiliários, bem como para a realização de pequenos serviços de reparos na rede física.

• 15 de setembro de 2021