Prefeitura inaugura obras de revitalização de mais dois conjuntos habitacionais na Zona Norte

Publicado em 11/07/2023 - 21:35 | Atualizado
A Prefeitura do Rio entregou as obras de revitalização de mais dois conjuntos habitacionais - Marcelo Piu/Prefeitura do Rio

A Prefeitura do Rio, por meio da Empresa Municipal de Urbanização (Rio-Urbe), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Infraestrutura, entregou, nesta terça-feira (11/7), as obras de revitalização dos conjuntos habitacionais da Rua Juriti 195 e do Condomínio Juriti na Rua Fernandes Gusmão 440, no bairro de Irajá, na Zona Norte. Os serviços foram realizados pelo programa Conjunto Maravilha, da Rio-Urbe. Os investimentos giraram em torno de R$ 1,1 milhão.

– É uma alegria estar aqui com vocês. Estamos trabalhando muito, buscando melhorar a cidade. Que bom poder entregar o condomínio revitalizado para vocês morarem com dignidade – afirmou o prefeito Eduardo Paes.

Os quatro prédios do conjunto habitacional da Rua Juriti receberam pintura e reparos no emboço e nos muros. O telhado foi revisado e a área comum coberta da unidade ganhou revitalização, com recuperação do pavimento. Por fim, as caixas d’água que atendem os moradores receberam limpeza e foram impermeabilizadas.

Os oito blocos de apartamentos do condomínio Juriti, localizado na rua Fernandes Gusmão, receberam os mesmos serviços da unidade da Rua Juriti. A novidade fica por conta da implantação de um parquinho infantil para as crianças que vivem no local. Composta por quatro prédios, a unidade também ganhou uma área de convívio com mesas e bancos e a antiga quadra poliesportiva do conjunto foi revitalizada.

– Essas obras vieram para transformar a vida dos moradores do condomínio. Eram muitos problemas estruturais, e a Prefeitura chegou para resolver. A obra trouxe mais dignidade para as pessoas, reformando a quadra, colocando parquinho. Ficou muito bom – declarou Diego Sousa, de 42 anos, morador do condomínio Juriti.

Com as inaugurações, são 13 conjuntos habitacionais reformados pelo programa Conjunto Maravilha desde o início da atual gestão. Os trabalhos ocorreram nas zonas Norte e Oeste, em unidades como a Colina dos Coqueiros, em Cosmos, Santos Dumont, em Rocha Miranda, e Picuí, em Bento Ribeiro.

– O Conjunto Maravilha é um programa muito importante. Ele requalifica a casa dos moradores. São ambientes em que as pessoas não têm condições de pagar uma reforma. Então, nós requalificamos as moradias, o que gera uma valorização do imóvel – disse o presidente da Rio-Urbe, Armando Queiroga.

Para solucionar os problemas de conservação dos conjuntos habitacionais do município, a Rio-Urbe faz a recuperação estrutural dos edifícios, com direito a revitalização de emboço, pintura e revisão dos telhados das unidades, além de cuidar dos portões, gradis e da área do passeio.

Secretaria da Juventude forma jovens do Emprega JUV

O prefeito Eduardo Paes e o secretário especial da Juventude Carioca, Salvino Oliveira, entregaram os certificados de formatura do Emprega JUV, programa de empregabilidade da Secretaria Especial da Juventude Carioca (JUVRio), a 20 jovens atendidos pela iniciativa. O programa já capacitou e deu acesso a vagas em diversas áreas para mais de 138 mil cariocas nos últimos dois anos.

– É possível alcançar os objetivos. Quando abrimos oportunidades, com cursos que qualificam, pode ser o início de uma carreira de muito sucesso. E sucesso não significa, necessariamente, ser o número um. Mas vai conseguir garantir seu sustento, levar comida para casa com dignidade e garantir o seu bem-estar e da sua família – disse Eduardo Paes.

Jovens moradores de Irajá e Vigário Geral, na Zona Norte do Rio, foram certificados no curso de Maquiagem, sendo qualificados para empreender ou buscar uma vaga no mercado da beleza. Dessa vez, o programa atendeu jovens que já tinham interesse em participar dos cursos já oferecidos pelas Casas da Juventude, mas residiam em áreas que ainda não possuem esse equipamento público próximo.

Atualmente, existem duas unidades das Casas da Juventude presentes na cidade: Centro e Chapadão. De modo itinerante, o projeto tem alcançado outros bairros, por meio de parcerias com instituições locais, como associações de moradores e igrejas.

Em Vigário Geral e Irajá, formaram-se jovens que realizaram o curso no Seminário Batista de Irajá. Em apenas um ano, o local já capacitou mais de 400 jovens em outros cursos: Barbeiro, Design de Sobrancelha e também nos projetos Fala, Juventude!, Papo de Futuro e Pacto pela Juventude.

– Levar oportunidade para todos os cantos do Rio de Janeiro é uma missão da JUVRio. A gente sabe como um curso como esse pode impulsionar jovens que só querem estudar e trabalhar, seja para ajudar em casa ou iniciar o próprio negócio. É para isso que o Emprega JUV foi criado: permitir que a juventude carioca ocupe seu lugar e se desenvolva – destacou o secretário Salvino Oliveira.

No mesmo dia da formatura foram ofertadas mais 50 vagas em cursos, sendo 30 para Design de Sobrancelhas e 20 para Barbeiro. As inscrições estarão disponíveis por meio das redes sociais da JUVRio.

• 11 de julho de 2023