Prefeitura inaugura centro de imagem com equipamentos modernos para atendimento de saúde no Rio Comprido

Publicado em 04/07/2020 - 12:17 | Atualizado em 04/07/2020 - 14:08
A previsão é de que sejam realizados 980 exames de raios X e 600 de ultrassonografia por mês. Fotos: Marcos de Paula / Prefeitura do Rio

O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, inaugurou neste sábado, 04/07, mais um moderno centro de imagem para atendimento de saúde da população. Desta vez, no Centro Municipal de Saúde (CMS) Salles Netto, no Rio Comprido, Zona Norte. Os novos equipamentos, de última geração, vão possibilitar o diagnóstico precoce de uma série de doenças e agilizar o início do tratamento dos pacientes, em especial aqueles que moram nas comunidades do Rio Comprido, Estácio e Catumbi.

Os equipamentos foram comprados no fim do ano passado pela Prefeitura para renovar o parque tecnológico das unidades de saúde. A previsão é de que sejam realizados 980 exames de raios X e 600 de ultrassonografia por mês.

Homenagens na inauguração

A cerimônia homenageou o médico Paulo Nóbrega Barbosa da Fonseca, que dá nome à sala de ultrassonografia, e Jacyra dos Santos Pereira, que morreu recentemente, aos 102 anos, vítima de covid-19.

Crivella destacou a modernização dos equipamentos e também exaltou o legado dos homenageados para a saúde do Rio de Janeiro:

– Trouxemos vários equipamentos, que vão ajudar a cuidar da saúde de quem precisa de atendimento. Mas o momento mais sublime foi a homenagem que se fez às famílias presentes. O Rio se engrandece com a renovação tecnológica dos seus postos de saúde, fazendo homenagem a seus verdadeiros heróis – afirmou o prefeito.

Serviços e atendimentos do CMS

O CMS Salles Netto faz mais de 3 mil atendimentos por mês na unidade, além do acompanhamento dos moradores da região pela estratégia Saúde da Família. A unidade acompanha 4.467 famílias, total de 24.819 pacientes cadastrados, em especial moradores das comunidades do Escondidinho, Querosene, Fogueteiro, Favelinha (Alexandrina), Acomodado e Paula Ramos (Rebouças).

Durante a pandemia, no mês de junho, a unidade fez 709 atendimentos médicos a pacientes não-covid e outros 120 a pacientes com síndrome gripal, público que também será beneficiado pelos novos equipamentos.

Sobre os homenageados

O médico Paulo Nóbrega Barbosa da Fonseca, que dá nome à sala de ultrassonografia, trabalhou no Salles Netto desde quando era um hospital (há mais de 15 anos). Ele permaneceu quando a unidade foi transformada em Centro Municipal de Saúde e atuou na Estratégia Saúde da Família. Paulo, que era ultrassonografista pediátrico, morreu no fim do ano passado.

A segunda homenageada, Jacyra dos Santos Pereira, morreu de covid aos 102 anos. Ela era mãe da presidente do Conselho Distrital de Saúde da CAP – Coordenadoria da Área Programática da região central do Rio. Dona Jacyra sempre acompanhou a filha Mariléa Ormond na sua jornada pela melhoria da saúde pública no Rio.