Prefeitura firma cooperação com Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa

Publicado em 29/06/2020 - 18:12 | Atualizado em 29/06/2020 - 18:15
Parceria entre a MultiRio e órgão estadual permitirá coproduções e compartilhamento de conteúdos Crédito: Divulgação/Prefeitura do Rio

A Prefeitura do Rio, por meio da MultiRio, firmou nesta segunda-feira (29) um termo de cooperação técnica com a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa para compartilhamento de mídias e possibilitar coproduções. A assinatura do documento aconteceu na sede da empresa municipal, e tem como objetivo disponibilizar novos canais de divulgação para os produtores culturais e artistas, além de enriquecer o conteúdo educacional para os estudantes.

cooperação permitirá a utilização do material que será produzido por artistas fluminenses através do edital “Cultura Presente nas Redes”, de secretaria. Outro acervo importante cedido pelo órgão estadual é o de curta-metragens do programa “Elipse”, de fomento ao audiovisual universitário.

“A cultura é um setor que tem muito a contribuir com o aprimoramento dos estudantes. Ela  tem um enorme poder transformador, que complementa o trabalho das escolas. Com esse acordo, tenho certeza de que o conteúdo oferecido aos alunos da rede será enriquecido, gerando maior interesse pelos temas do currículo escolar”, afirmou o presidente da MultiRio, Claudio Elias da Silva.

A secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros, ressaltou a importância de dar visibilidade aos programas que engrandecem a educação e a cultura.

“A finalidade é através desse instrumento público poder potencializar nossas ações e a dos artistas fluminenses, disponibilizando o conteúdo através do canal da MultiRio. A ideia é trabalhar a cultura e a educação de uma forma institucional e disponibilizar os conteúdos digitais produzidos pelos produtores de cultura de todo o estado. Para que os moradores da cidade possam ver, curtir e conhecer esse trabalho. A ideia é que cultura e educação caminhem juntos para o bem e utilidade pública da nossa cidade e do nosso estado”, declarou a secretária.

O acordo possibilita o compartilhamento de instalações e equipamentos para a realização de produções e tem a validade de 10 meses. O termo de cooperação pode ser prorrogado pelo mesmo período de tempo. Ele está inserido no programa MultiRio Para Todos, que visa ampliar, construir e apoiar projetos e ações que possam contribuir para educação, cultura e cidadania de outras cidades do Rio de Janeiro e do Brasil.

A cerimônia de assinatura contou com a presença do deputado federal Aureo Ribeiro (SDD/RJ), que comemorou a iniciativa conjunta. “Quero me colocar à disposição da MultiRio e da Secretaria de Cultura porque acredito que essa tecnologia tem que chegar a todos. Todas essas ferramentas podem estar disponíveis nos lugares mais distantes do país. No Pará, na Bahia, em qualquer ponto. Temos que pensar na melhoria da educação para todos. Para isso, temos que buscar as parcerias e o investimento necessários para democratizar esses conteúdos. Que essa união traga muitos frutos”, afirmou o parlamentar.