Prefeitura faz palestras online de prevenção à Covid-para servidores da Saúde

Publicado em 25/05/2020 - 20:22 | Atualizado em 26/05/2020 - 15:25
Cuidados com a higiene são fundamentais no combate ao novo coronavírus. Foto: Divulgação / Subvisa

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, abriu nesta segunda-feira, 25/05, a série de palestras online que acontecem até sexta, 29/05, sobre ações de prevenção e combate ao novo coronavírus para servidores de toda a pasta. Conduzida por técnicos da Subsecretaria de Vigilância Sanitária e Controle de Zoonoses, primeira capacitação teve como tema “A Resolução SMS Nº 47.242/20 e suas atualizações”. Foram 419 profissionais de participaram e puderam tirar dúvidas, como as referentes aos testes rápidos para Covid-19 e a indicação de uso da máscara de tecido em clínicas e consultórios.

Até o final desta semana, outros temas serão abordados, como “EPIs – Recomendações de Uso, Paramentação e Desparamentação, Higienização e Descarte”, na terça-feira, 26/05; “Protocolos de Higienização das Superfícies”, quarta, 27/05; “Estabelecimentos de Alimentação e Saúde”, quinta, 28/05; e “Ambientes Coletivos”, sexta, 29/05. Além disso, técnicos da Superintendência de Educação da Vigilância reforçam medidas higiênico-sanitárias que valem para todas as atividades e a população em geral.

Durante os encontros será possível conhecer um pouco do trabalho da Vigilância Sanitária neste período de pandemia, como a Operação Covid-19, que teve início em dia 19 de março, com diversas frentes de orientação e fiscalização em toda a cidade, como inspeções em farmácias e drogarias para conferir a realização de testes rápidos para o novo vírus, agora também autorizados na modalidade drive-thru. As vistorias do dia a dia referentes à aglomeração em agências bancárias, o funcionamento do comércio e, mais recente, a obrigatoriedade do uso de máscaras estão entre os temas do programa de webinars.

As palestras acontecem esta semana, diariamente, em dois horários (às 14h30 e às 18h). São 500 vagas disponíveis por sessão, e os servidores receberão certificado de participação. O acesso aos webinars e conteúdos estão disponíveis: clique aqui.

Dentre as ações educativas da Vigilância Sanitária com foco na Covid-19 estão reuniões com diversos setores, como o hoteleiro e o de academias, para alinhar medidas essenciais para retomada gradual das atividades com segurança, assim que determinada pelo Prefeito Marcelo Crivella.