Publicado em 24/03/2022 - 11:04 | Atualizado em 24/03/2022 - 13:22
  • Início/
  • /
  • Prefeitura do Rio terá estande no Smart City Expo Curitiba, maior evento do setor no país
Monitores permitirão que o público acompanhe de longe e em tempo real as ocorrências na cidade carioca - Divulgação

Com um estande e palestras de gestores, a Prefeitura do Rio participa, nesta quinta (24/3) e sexta-feira (25/3), da terceira edição do Smart City Expo Curitiba 2022 (SCECWB), no Paraná. Pela primeira vez em seus 11 anos, o Centro de Operações Rio (COR) leva para fora do município parte da rotina da sua famosa sala de controle operacional, a maior e mais moderna da América Latina. Simulando a sala, monitores montados lado a lado no espaço dividido com a Coordenadoria de Cidade Inteligente permitirão que o público acompanhe, a uma distância de quase 900 quilômetros e em tempo real, ações de trânsito e ocorrências em geral da cidade carioca. Tudo por meio de imagens capturadas na sede do COR, o quartel general do Rio com mais de 30 órgãos atuando 24 horas no monitoramento e auxílio na operação do município.

Somando os públicos presencial e remoto, a expectativa é de que o Smart City Expo Curitiba reúna, no Centro de Eventos Positivo, no Parque Birigüi, mais de dez mil pessoas de todo o mundo em discussões e outras atividades sobre o tema “O futuro urbano liderado pela sociedade”. Além de profissionais brasileiros, irão palestrar convidados de países como Itália, Portugal, Espanha, Estados Unidos, Canadá, Colômbia, Chile e México. Representando o prefeito Eduardo Paes no maior congresso de cidades inteligentes no país, o coordenador de Cidade Inteligente, Felipe Peixoto, adianta que o município vem priorizando a tecnologia para melhorar a qualidade de vida da população.

– Vamos mostrar neste importante congresso alguns projetos smart cities em desenvolvimento no Rio e que, em breve, impactarão positivamente no dia a dia das pessoas. Cidades inteligentes investem em inovação, conhecimento compartilhado, sustentabilidade e criatividade, somado a muita tecnologia. Estamos trabalhando firme para que tudo isso funcione, trazendo melhorias expressivas na qualidade de vida da população – disse Felipe Peixoto, que fará palestra sobre “As ações do Rio para uma cidade inteligente”.

Também pela Prefeitura do Rio participam do evento o arquiteto urbanista Carlos Krykhtine, diretor executivo do Instituto Municipal Pereira Passos (IPP); o secretário de Planejamento Urbano, Washington Fajardo; e o chefe executivo do COR, Alexandre Cardeman, os dois últimos palestrando na tarde de sexta-feira. Fajardo falará sobre o tema “Inovações na Cidadania para uma Cidade Participativa”, enquanto Cardeman fará a palestra “O que queremos que a tecnologia nos ofereça para lidar com uma próxima crise”, sobre os estágios operacionais da cidade e as novas tecnologias empregadas, com detalhes das experiências vividas nos 11 anos do COR.

O congresso

O Smart City Expo Curitiba 2022 funciona como um grande hub de conexão e networking entre gestores de instituições públicas e privadas e a sociedade civil como um todo. Entre eles há investidores, pesquisadores e empreendedores, como as startups e as fab labs, pequena oficina que oferece fabricação digital, equipada com ferramentas flexíveis controladas por computador que cobrem diversas escalas de tamanho e de materiais diferentes para fazer quase tudo. Rodadas de negócio e encontros exclusivos de networking fazem parte da programação dos dois dias do congresso organizado desde 2018 pela iCities Smart Cities Solutions, empresa de hub de negócios e soluções em cidades inteligentes pioneira no Brasil, fundada em 2011. Com o tema Society Leading the Urban Future (o futuro urbano liderado pela sociedade), o evento contará com palestrantes divididos em cinco painéis. São eles: Tecnologias Inteligentes para Cidades; Inovação e Negócios Disruptivos; Governança em uma Sociedade Inteligente; Mobilidade Inteligente para o Futuro; e Cidades Sustentáveis.

Rede mundial

O Smart City Expo faz parte de uma rede mundial de eventos originada pelo Smart City Expo World Congress. É o maior e mais importante encontro de cidades inteligentes do mundo, promovido pela Fira Barcelona e que reúne anualmente mais de 25 mil participantes de 150 países. Integrada pela Prefeitura de Barcelona, Governo da Catalunha e Câmara de Comércio de Barcelona, a Fira Barcelona é uma instituição internacional referência na organização de grandes eventos que, além do Smart City Expo World Congress, realiza eventos com a mesma temática em diversas cidades do planeta, como Mérida (Espanha), Atlanta (EUA), Doha (Catar) e Shanghai (China).

• 24 de março de 2022