Prefeitura do Rio realiza força-tarefa nos bairros de Vargem Pequena e Vargem Grande

Publicado em 19/12/2021 - 13:24 | Atualizado em 20/12/2021 - 11:17
A força-tarefa atuou em comunidades dos bairros de Vargem Grande e Vargem Pequena - Prefeitura do Rio

A Prefeitura do Rio promoveu neste domingo (19/12) uma ação integrada  nos bairros de Vargem Pequena e Vargem Grande, por meio do Centro de Operações Rio (COR), envolvendo a Subprefeitura da Barra, Recreio e Vargens e das secretarias de Conservação, Meio Ambiente, Ordem Pública e Assistência Social, para acolhimento, apoio, limpeza, dragagem e conservação em bairros afetados pelas fortes chuvas. A força-tarefa atuou nas comunidades Santa Luiza, Luz Divina, Beira Rio, Pombo Sem Asa, Fundação Cascalho, Coroado e Cascatinha, Flamboyant, Premiere I e Il.

– Seguimos analisando os impactos das chuvas na região e vamos dar andamento aos trabalhos de limpeza e desassoreamento dos rios e canais da região para prevenir outros alagamentos – afirmou o subprefeito da Barra, Raphael Lima.

Agentes da Secretaria Municipal de Conservação começaram a atuar na região das Vargens no sábado (18/12), na limpeza e desobstrução de ruas e valas de drenagem nos bairros de Vargem Pequena e Vargem Grande, a fim de amenizar os transtornos causados pelas fortes chuvas de sexta-feira (17/12). A Conservação contou com uma equipe de 28 pessoas, que usaram dois caminhões conjugados para ajudar no escoamento da água que se encontrava no local, além de duas retroescavadeiras, dois caminhões, uma carreta prancha e dois veículos de serviço para auxiliar na execução dos trabalhos. Neste domingo (19/12), a limpeza das valas de drenagem foi feita de forma manual e mecânica, em pontos críticos como a Rua Zenetildes Alves Meira e as vias no entorno. Ao todo, foram limpos 825 metros de vala e retirados mais de 150 mil litros de água acumulada na comunidade Santa Luzia.

– Atuamos em parceria com outros órgãos municipais para que a população volte a circular em segurança. Nosso time trabalha 24 horas pela cidade e está sempre de prontidão para atender a emergências – afirmou a secretária de Conservação, Anna Laura Valente Secco.

A secretária municipal de Assistência Social, Laura Carneiro, determinou que as equipes intensificassem o trabalho, atendendo as famílias vulneráveis. Foram atendidas 75 famílias e distribuídos 67 cestas básicas e 136 colchonetes, além de kits de cama e banho e material de higiene. A todas as famílias foi oferecido acolhimento em abrigos, mas elas optaram por se hospedar em casa de parentes e amigos.

Na operação, foram empregados 29 guardas municipais e 12 agentes da Defesa Civil. Já a Comlurb recolheu 40,1 toneladas de bens inservíveis e lama.