Prefeitura do Rio lança novo portal Carioca Digital

Publicado em 21/07/2020 - 10:25 | Atualizado em 21/07/2020 - 13:44
O novo Carioca Digital. Foto: Reprodução

A Prefeitura do Rio, em parceria com a Casa Civil e a IplanRio – Empresa Municipal de Informática vinculada à Secretaria Municipal de Fazenda -, lança nesta terça-feira, 21/07, o novo portal Carioca Digital.

Conforme Decreto Nº 47635, publicado no Diário Oficial de 20/07/2020, a versão atualizada do Carioca Digital reúne todos os serviços prestados ao cidadão pela Prefeitura do Rio, online e presencialmente, tudo em um só lugar, com uma interface mais amigável. O portal passa a ser o instrumento de cadastro e atualização das informações de todas as Cartas de Serviços ao usuário dos órgãos e entidades do Município.

O cidadão terá informações sobre os serviços prestados, como as etapas, legislação pertinente, prazo, valor, documentação necessária e canais para manifestação, além de poder avaliar se o conteúdo  apresentado foi relevante. Esta avaliação vai ajudar a Prefeitura a melhorar ainda mais as informações sobre seus serviços prestados.

Identidade Carioca

Outra novidade do novo Carioca Digital é a Identidade Carioca. Ao invés de ter um novo cadastro, com login e senha para cada acesso, a Identidade Carioca é um login único que está sendo gradualmente integrado a cada serviço digital da Prefeitura do Rio. O mesmo login servirá para todos os serviços que estejam integrados à Identidade Carioca.

O cidadão poderá navegar livremente sem a necessidade de fazer login.  A Identidade Carioca será solicitada apenas no momento em que o cidadão precisar acessar um serviço que exija identificação. Essa é mais uma inovação do novo Carioca Digital, uma vez que anteriormente era necessária identificação prévia para acesso a qualquer informação da plataforma.

O novo portal também terá formas inteligentes de busca por título, tema, público-alvo, órgão e diversas outras opções. Os serviços mais buscados ficarão bem à vista em uma área específica, tudo feito para facilitar o acesso aos serviços para o cidadão, a qualquer hora e de qualquer lugar.

– A nova versão do Carioca Digital, parceria da Subsecretaria de Integração Governamental e Transparência da Casa Civil com a IPLANRIO, tem a motivação de qualificar o atendimento ao cidadão, disponibilizando uma ferramenta atualizada tecnologicamente, governança dos conteúdos das Cartas de Serviços ao Usuário CSU, entrada única para acesso aos serviços oferecidos pela Prefeitura e aposta firmemente na transformação digital da Prefeitura – afirma Dalila Brito – Subsecretária de Integração Governamental e Transparência Secretaria Municipal da Casa Civil.