Publicado em 10/07/2020 - 18:30 | Atualizado
  • Início/
  • /
  • Prefeitura do Rio informa o que abre neste fim de semana com o início da Fase 3-B do Plano de Retomada
Os shoppings já podem ficar abertos até às 22h. - Foto: Divulgação/Prefeitura

O fim de semana (11 e 12/07) trará novidades para os moradores do Rio com a fase 3-B do Plano de Retomada das atividades econômicas, iniciada nesta sexta-feira.  Veja o que funcionará na cidade neste sábado e domingo. É fundamental lembrar que os comerciantes e a população devem cumprir as regras de Ouro da Prefeitura para reduzir os riscos de contaminação pelo novo coronavírus.  As atividades voltam com restrições e obrigatoriedade do uso de máscara, de higienizar as mãos e sem aglomerações.

Confira a seguir a lista de atividades permitidas na segunda etapa da Fase 3 do Plano de Retomada.

Áreas de Lazer em vias públicas – A partir deste domingo (12/07), vias como Av. Atlântica, Av. Vieira Souto, Av. Delfim Moreira, Aterro do Flamengo, Rua Dias da Cruz, Praça da Cruz Vermelha e Praça Edmundo Rego voltarão a ter áreas de lazer em seus formatos e horários habituais, aos domingos e feriados, das 7h às 18h.

Praças e parques – voltam a abrir, exceto o Parque Madureira e a Quinta da Boa Vista (a abertura ao público ainda precisa de ajuste operacional). Segue, para conhecimento, protocolo para atividades esportivas em praias, parques, praças e demais ambientes abertos https://bit.ly/3e5DsZm

Clubes – Podem abrir, mas com restrições: jogos de futebol, vôlei, tênis e similares apenas em quadras abertas, as atividades em ambientes fechados continuam proibidas, conforme protocolo (https://bit.ly/3e5DsZm). Piscinas proibidas para atividades de lazer, apenas aulas de natação estão autorizadas, mesmo assim, precisam ser individuais e com hora marcada.   Escolinhas de futebol e de outras atividades físicas voltadas ao público infantil estão proibidas.

– Feiras de Artesanato: Devem seguir seus respectivos locais e dias de funcionamento, porém, com horário reduzido conforme a lista a seguir:

Feirarte I – Praça General Osório: domingos, das 9h às 15h;

Feirarte II – Praça XV de Novembro: quintas e sextas-feiras, das 9h às 15h;

Feirarte III – Praça Sáenz Peña: sextas-feiras, das 10h às 16h, e sábados, das 9h às 15h;

Feirarte V – Praça do Lido: sábados e domingos, das 11h às 17h;

Feirarte VI – Calçadão de Copacabana: sábados e domingos, das 16h às 22h.

O quantitativo de expositores também deve respeitar as seguintes regras:

A partir de 10 de julho: Um terço da totalidade dos equipamentos;

A partir de 20 de agosto: dois terços da totalidade dos equipamentos; a partir de 10 de setembro: oitenta por cento da totalidade dos equipamentos e a partir de 7 de outubro: cem por cento dos equipamentos.

Ciclismo de competição – A partir do próximo domingo (12/07), a APCC Porto Circuito Marcos Hama  voltará a funcionar em seu horário habitual, aos domingos e feriados, das 6 às 8h. Para sua realização, o Túnel Marcelo Alencar e a Av. General Justo em ambos os sentidos voltarão a ser fechados das 5h30 às 8h30, aos domingos e feriados.

Shoppings – Abertos até as 22h (na fase anterior, fechavam às 20 horas)

Loterias –  Abertas das 8h às 18h.

Praias – Permanecer na faixa de areia das praias continua proibido, exceto para atividades esportivas individuais e aulas de treinamento funcional. Jogos de futebol, vôlei e similares praticados em grupo não estão liberados. Haverá neste fim de semana a operação especial Blitz da Vida, da Guarda Municipal, nas praias da cidade para conscientizar a população sobre os cuidados para evitar o contágio do novo coronavírus.

• 10 de julho de 2020