Prefeitura do Rio homenageia Tom Jobim em canal na internet para alunos da Rede Municipal de Ensino

Publicado em 18/08/2020 - 15:15 | Atualizado
A professora Silvana Hugenin, da Gerência de Leitura, vai interpretar “Águas de Março”. Crédito: Divulgação/Prefeitura do Rio

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Educação, publica na internet nesta quarta-feira, dia 19/8, novos vídeos para os alunos da Rede Municipal de Ensino manterem o foco na aprendizagem, mesmo durante a quarentena. Nesta semana, o Canal de Sala de Leitura da SME, disponível para os estudantes acessarem pela internet, vai celebrar a música brasileira em seus vídeos com duas canções do compositor Tom Jobim. Na voz de duas professoras de escolas municipais, “Corcovado” e “Águas de Março” são as composições escolhidas para a homenagem. A ação dá continuidade ao projeto Tom nas Escolas, realizado em parceria entre da SME e o Instituto Antônio Carlos Jobim para o desenvolvimento musical dos jovens do programa Orquestra nas Escolas a partir das canções do compositor brasileiro.

A professora Silvana Hugenin, da Gerência de Leitura, vai interpretar “Águas de Março”, sob o violino de Samuel Passos e violão de Marcos Quarterolli. A arte é da professora Helena Horvat da Escola Municipal Medalhista Olímpica Mayra Aguiar da Silva. Já “Cocovado” estará na voz do professor Laerte Mourão, regente da Sala de Leitura Narbal Fontes, da Escola Municipal Gonzaga da Gama Filho. Os vídeos foram produzidos com fotos e desenhos enviados por alunos da Rede Municipal de Ensino para a gerente de Leitura da SME, Carla Celestino.

Desde o seu lançamento, em março, o canal Sala de Leitura SME Carioca já tem mais de 34,6 mil visualizações e 112 vídeos publicados. Com isso, a Sala de Leitura Virtual da SME está levando mais conhecimento e leitura aos 641 mil estudantes da Rede Municipal de Ensino que estão em isolamento social devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

A partir do empenho de professores, escritores e outros parceiros são publicados, semanalmente, vídeos com foco na promoção da leitura e da literatura para todos os segmentos, da Educação Infantil ao Ensino de Jovens e Adultos. Além de professores, já enviaram vídeos para o canal os imortais da Academia Brasileira de Letras, Arnaldo Niskier e Nélida Piñon, o escritor Pedro Bandeira, o bisneto do escritor Monteiro Lobato, Ricardo Monteiro Lobato, o diretor de cinema Cacá Diegues, entre outros participantes.

O material on-line poderá ser acessado através da Sala de Leitura Virtual da SME: (http://www.youtube.com/c/SaladeLeituraSMECarioca).

Sala de Leitura
O canal, lançado há cerca de cinco meses, agora sob esta nova perspectiva a partir da quarentena imposta pelo novo coronavírus, é um espaço virtual que garante a continuidade do trabalho de leitura – que em uma situação convencional estaria permeando o aprendizado nas 1.541 unidades escolares da Rede Municipal de Ensino. A recomendação é que os professores indiquem o canal para os responsáveis apresentarem aos alunos em casa. Estudantes de outras redes de ensino e anos escolares também estão convidados para conferir a programação.

No aplicativo SME Carioca 2020
Para tornar mais dinâmica a conexão, o canal Sala de Leitura SME Carioca foi incluído no aplicativo SME Carioca2020, que já conta com mais de 6,1 milhões de acessos e tem permitido aos estudantes da maior rede municipal de ensino da América Latina darem continuidade aos estudos em casa. O link está disponível na área de Sala de Leitura, que também conta com os seguintes conteúdos: livros para leitura livre – disponibilizados para download gratuito – e desafios e atividades. Acesse aqui o aplicativo: https://app.vc/smecarioca2020.