Prefeitura ganha assento na presidência do Fórum de Secretários de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras

Publicado em 06/02/2020 - 17:13 | Atualizado em 06/02/2020 - 17:53
Secretários de Meio Ambiente de várias cidades se reuniram em São Paulo - Foto: Divulgação Secretários de Meio Ambiente de várias cidades se reuniram em São Paulo - Foto: Divulgação

O secretário Municipal de Meio Ambiente do Rio de Janeiro, Bernardo Egas, foi eleito ontem (05/02) para presidir o Fórum de Secretários de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras – CB27, durante o XVIII Encontro Nacional dessa associação, ocorrido em São Paulo. O mandato vai até 2021.

A instituição é responsável por atuar no fortalecimento e ações coordenadas das secretarias de meio ambiente, intercâmbio de experiências em sustentabilidade urbana e avanço em agendas ambientais. O Fórum marcou o início da agenda de atividades do ano de 2020, cujo tema central será arborização.

A capital fluminense contará com o apoio das cidades de Palmas, Rio Branco, João Pessoa, Goiânia, Curitiba e Belo Horizonte, também eleitas para o mandato 2020-2021, além da Fundação Konrad Adenauer e do ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade, para avançar no debate e ações sobre gestão de áreas verdes e biodiversidade.

Criada na Conferência sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento – Rio-92, no Rio de Janeiro, a Convenção sobre a Diversidade Biológica tem como objetivo a conservação da biodiversidade e o uso sustentável dos seus componentes.

– O ano de 2020, conhecido como o ano da biodiversidade, será decisivo para a definição de compromissos e metas nacionais para 2030 e 2050 – destaca o secretário Municipal de Meio Ambiente, Bernardo Egas .

A Conferência de Biodiversidade das Nações Unidas – COP15 – acontece em outubro, na China. O CB27 terá a oportunidade de contribuir para o debate e construção conjunta das ações discutidas pelos representantes das capitais brasileiras em relação aos compromissos e metas na conservação e uso sustentável da biodiversidade.