Prefeitura do Rio cria a Coordenadoria de Cidade Inteligente

Publicado em 16/09/2021 - 16:31 | Atualizado em 16/09/2021 - 16:38
Novo setor técnico será comandado por Felipe Peixoto

Integrar e centralizar as ações e projetos desenvolvidos pela Prefeitura do Rio com base em conceitos Smart City (cidade inteligente). Este é o desafio da Coordenadoria Técnica de Cidade Inteligente (GP/CTCI), vinculada à estrutura organizacional do Gabinete do Prefeito e criada por decreto do prefeito Eduardo Paes, que nomeou Felipe Peixoto (PSD) para assumir o setor. A novidade faz parte da expansão e modernização do Centro de Operações Rio (COR), o maior centro de monitoramento urbano da América Latina que este ano completa uma década.

O foco da nova coordenadoria será o desenvolvimento sustentável com projetos voltados ao planejamento urbano, mobilidade, inovação e tecnologia para a cidade que, no último ano, saltou do 12º para o 7º lugar no ranking das Smart City no Brasil.

– A coordenadoria será fundamental para fazermos do Rio o top cinco de cidades inteligentes. Teremos uma grande missão pela frente e estou muito feliz com esse novo desafio que assumo ao lado do Eduardo, hoje a maior liderança política do nosso estado. Afinal, o Rio é a segunda maior cidade do Brasil – disse Felipe, que na semana passada participou do Connected Smarty Cities, mais expressivo evento de cidades inteligentes do país, onde o 7º lugar conquistado pelo Rio foi anunciado.

• 16 de setembro de 2021