Prefeitura do Rio colabora na recuperação de Petrópolis com envio de equipes e medicamentos

Publicado em 20/02/2022 - 13:47 | Atualizado em 20/02/2022 - 13:50
A força-tarefa da Comlurb conta com 250 garis para a limpeza das ruas mais atingidas - Divulgação

A Prefeitura do Rio, por meio de suas secretarias e órgãos, está ajudando na recuperação da cidade serrana de Petrópolis, que passou por grande tragédia na última semana por conta das chuvas. Comlurb, Defesa Civil e Guarda Municipal enviaram servidores para a cidade. A GM também arrecadou donativos e a Secretaria de Saúde forneceu máscaras e medicamentos para colaborar no atendimento às vítimas. A coordenação entre os órgãos dos dois municípios foi feita pela Coordenadoria Técnica de Cidade Inteligente, da Prefeitura do Rio.

Na manhã deste domingo (20/2), a Comlurb enviou uma força-tarefa de 250 garis para contribuir com a limpeza das ruas mais atingidas, com raspagem e remoção de lama e recolhimento de galhadas para garantir a desobstrução das vias, principalmente na Rua Teresa.

A Companhia conta, ainda, com mais 20 pessoas de apoio e cerca de 50 equipamentos e veículos, como: 15 caminhões basculantes grandes; dois basculantes menores; cinco pás  mecânicas; duas mini pás mecânicas; quatro pipas d’água e duas vans com equipamento para motomba, para lavagem hidráulica das vias com água de reuso; cinco conjuntos acoplados, com cesto aéreo e equipamento para remoção de galhadas; um caminhão para destoca; cinco vans de podas; motosserras e motopodas.

A Guarda Municipal do Rio fez a escolta dos veículos da Comlurb com oito motociclistas do Grupamento de Guardas Motociclistas (GGM) e uma viatura do tipo furgão, que levou donativos arrecadados por agentes do próprio GGM e também dos Grupamentos Tático Móvel (GTM) e de Operações Especiais (GOE). Em Petrópolis, os oito integrantes do GGM e mais três guardas apoiaram no ordenamento do trânsito.

Funcionários da Comlurb seguiram bem cedo neste domingo para Petrópolis – Alexandre Macieira/Prefeitura do Rio

No sábado (19/2), o presidente da Comlurb,  Flávio Lopes, e os diretores de Limpeza Urbana,  Guilherme Gomes, e de Serviços Urbanos,  Renato Rodrigues, estiveram em Petrópolis para avaliar a condição do local e fazer pequenos ajustes operacionais no planejamento para a chegada das equipes. O trabalho pode prosseguir durante a semana, caso necessário.

– Estamos aqui em Petrópolis, a pedido do prefeito Eduardo Paes, com uma equipe de mais de 250 homens, em uma operação muito grande na Rua Teresa. Nosso compromisso é entregar a via limpa até o fim do dia – afirmou o presidente da Comlurb durante a ação neste domingo.

A Defesa Civil Municipal enviou dez servidores para ajudar a Defesa Civil de Petrópolis nos trabalhos na cidade. E a Secretaria de Saúde mandou para o município serrano 50 mil máscaras KN95 e mais de 145 mil medicamentos, entre antibióticos, corticoides e antifúngicos.

Prefeitura abre dez postos para receber doações destinadas a famílias de Petrópolis

• 20 de fevereiro de 2022