Prefeitura do Rio celebra o Dia da Mulher com oferta de emprego, serviços e música

Publicado em 08/03/2022 - 11:45 | Atualizado em 08/03/2022 - 12:01
Paes: 'Inspirem-se no exemplo dessa mulher fantástica que foi Elza Soares' - Alexandre Macieira/Prefeitura do Rio

O Prefeito do Rio, Eduardo Paes, e a secretária de Políticas e Promoção da Mulher, Joyce Trindade, participaram, nesta terça-feira (08/03), do início da campanha Março Mês da Mulher, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Voltada para o momento de retomada econômica da cidade, um dos principais temas abordados foi a empregabilidade. A celebração, aberta ao público, acontece no Museu de Arte do Rio (MAR), na Praça Mauá, até as 18h, e conta com uma feira de empregos com mais de 300 vagas para mulheres, além de diversas ações culturais, educacionais, assistenciais e de saúde, realizadas pelos diversos outros órgãos da Prefeitura.

– Quero saudar todas as mulheres pelo seu dia. Teremos, no mês de março, uma série de encontros e eventos para discutir a equidade de gênero, um tema muito importante, que não podemos esquecer nunca. Ainda vivemos numa sociedade machista, em que a violência contra a mulher é muito presente. A Prefeitura tem muito orgulho de ter sido a primeira capital brasileira a ter uma secretaria da Mulher, com esse olhar carinhoso para a questão de gênero. Quero dizer para as mulheres: sigam na luta, inspirem-se no exemplo dessa mulher fantástica que foi Elza Soares! – afirmou o prefeito Eduardo Paes, durante a inauguração de um mural em homenagem à cantora, pintado pela artista Rafa Mon.

A memória de Elza Soares, ícone na defesa dos direitos da mulher, foi celebrada também por sua neta, Vanessa Soares, que destacou ainda se ressentir da morte da cantora, ocorrida no dia 20 de janeiro. Ela frisou que a homenagem serve para perpetuar a luta da avó.

– Quero agradecer, mais uma vez, todo o carinho e respeito por minha avó. Este mural é uma obra linda e maravilhosa. Nós, mulheres, devemos ter a força de Elza, que continua presente conosco. Rainha, te amo! – declarou a neta, bastante emocionada.

No evento, para concorrer às vagas captadas pela Secretaria Municipal de Trabalho e Renda (SMTE), as mulheres devem levar currículo, documento de identidade e CPF. Além das vagas, a SMTE vai realizar duas oficinas gratuitas de qualificação profissional, voltadas para o público feminino.

– Damos início às festividades e ações em celebração ao Dia da Mulher e das conquistas que tivemos nesses últimos anos. Hoje, teremos ações nas áreas de empregabilidade, assistência social, como também shows e outros eventos para debater as mulheres do Rio de Janeiro. Para fechar as comemorações, no fim do mês teremos o prêmio Nise da Silveira, justamente para reconhecer novas histórias e poder contar como o Rio de Janeiro é construído por todas nós – disse Joyce Trindade, secretária da Mulher.

Ainda no MAR, também está prevista uma oficina de Marketing Digital, cine-debate com o tema “Mulheres e Cinema”, além da oficina de calceteria, oferecida pela Secretaria de Conservação. As mulheres terão acesso a outros serviços da Prefeitura, como a van da Central 1746.

A artesã Aleine levou seus produtos em crochê e origami para vender no evento – Prefeitura do Rio

A artesã Aleine Lúcia Freitas participou de um sorteio e conseguiu uma vaga na feira montada no térreo do MAR, para expor seus produtos em crochê e origami. Ela elogiou o evento promovido pela secretaria da Mulher.

– Esse evento mexe com a autoestima, gera capacitação e oportunidade para que a mulher possa perceber a capacidade que cada uma tem de se desenvolver, estudar e sustentar sua família. Com o empreendedorismo, a mulher cria uma consciência do poder de transformação que ela tem.

A Secretaria Especial da Juventude Carioca (JUVRio)  também participa das ações de hoje, das 9h às 14h, com oficinas, cursos e projetos sobre os direitos da juventude. As mulheres também poderão participar de ações da Secretaria de Pessoa com Deficiência, da Assistência Social e da Secretaria de Meio Ambiente. Na abertura do evento, Taís Feijão cantou “Volta por cima”, canção imortalizada na voz de Elza Soares. E, no fim do dia, uma roda de samba de mulheres vai encerrar as celebrações.

• 8 de março de 2022