Prefeitura do Rio celebra Dia do Taxista

Publicado em 25/07/2020 - 16:54 | Atualizado

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Transportes, celebra neste sábado (25/07) o Dia do Taxista, categoria de trabalhadores de suma importância para a cidade.

A atual gestão declarou o táxi amarelinho patrimônio cultural da cidade, em 2017, além de ter concretizado diversas reivindicações da categoria nos últimos anos. A cidade do Rio tem, atualmente, cerca de 31 mil permissionários e 20 mil auxiliares de táxi cadastrados na SMTR.

– Parabenizo todos os motoristas pelo dia de hoje. Cada taxista contribui não apenas para a economia, mas, acima de tudo, para a boa imagem da nossa cidade maravilhosa – afirmou o secretário municipal de Transportes, Paulo Jobim.

Somente na atual gestão, foram distribuídas 2.430 autonomias (de setembro de 2018 a janeiro de 2020) a taxistas que aguardavam há cerca de 20 anos pelo benefício. Os agraciados são auxiliares (homens e mulheres) com maior tempo de serviço como taxista. Seguindo o estabelecido em Decreto, 10% são reservadas a motoristas com deficiência, 10% a mulheres, e outros 10% a motoristas que tenham pessoas com deficiência como dependentes econômicos.

– Continuaremos lutando para proporcionar à categoria cada vez mais medidas que garantam tranquilidade para o motorista, que precisa trabalhar em boas condições e levar o sustento à sua família, e para os usuários, que merecem se deslocar com qualidade pela cidade -, concluiu Allan Borges subsecretário municipal de Transportes.

Além das autonomias a auxiliares de táxi, que puderam realizar o sonho de se livrar do pagamento das diárias, a atual gestão concretizou outras medidas em benefício da classe, entre elas:

– Envelopamento dos táxis: os taxistas passaram a ter a opção de escolher entre o envelopamento e a pintura do veículo. A técnica era uma reivindicação antiga dos taxistas, que tinham prejuízo no momento da revenda do carro, já que os veículos pintados na cor amarela costumam ser desvalorizados. A técnica permite que o adesivo seja removido quando o proprietário desejar revender o carro, sem prejuízo.

– Aumento do prazo para ingresso do veículo no sistema: a secretaria alterou o pré-requisito para inclusão do táxi no sistema, passando de 4 anos de fabricação para 6 anos; seguindo com o prazo de 8 anos para que o veículo permaneça no sistema.

– Corridas com cartão de crédito: a SMTR autorizou a fixação nos táxis de adesivos com o logotipo das empresas operadoras de cartão de crédito com as quais os motoristas trabalham. A medida beneficia tanto os taxistas como os usuários, que podem saber, antes de embarcar, se a viagem poderá ser paga com cartão de crédito.

Outros benefícios concedidos a taxistas durante a pandemia

Outras medidas em benefício dos taxistas foram anunciadas durante a crise do coronavírus, entre elas: a suspensão de vistorias enquanto perdurar o estado de calamidade na cidade; o aumento do prazo de 180 para 540 dias para os auxiliares darem entrada no processo de obtenção de autonomia, e de 360 para 720 dias o prazo para apresentarem o veículo; o aumento da vida útil dos táxis convencionais de 8 para 10 anos e dos táxis executivos de 7 para 9 anos. Esta última medida vai beneficiar mais de mil taxistas que já teriam que trocar de veículo, neste ano, por vida útil vencida.

Além disso, a SMTR estabeleceu, recentemente, novos procedimentos para a regulamentação de pontos de táxi na cidade, com o objetivo de agilizar e uniformizar o processo. A principal mudança, além de haver maior celeridade para o taxista, é que as placas indicativas dos pontos vão informar o número do processo que deu origem ao ponto. Assim, a população poderá identificar com facilidade que se trata de um ponto de táxi regular.