Prefeitura do Rio cede equipamentos para a abertura de leitos de UTI contra a covid-19 em Rio das Ostras

Publicado em 02/07/2020 - 18:37 | Atualizado em 02/07/2020 - 18:44
Município da Região dos Lagos é o 13.º a receber respiradores e monitores da Prefeitura do Rio. Foto: Mariana Ramos/Prefeitura

O prefeito do Rio, Marcelo Crivella, cedeu nesta quinta-feira (02/07) mais 30 equipamentos de UTI para ajudar o município de Rio das Ostras a ampliar a oferta de leitos durante a pandemia de covid-19. São 15 respiradores e 15 monitores, que permitirão a abertura de mais leitos de cuidados intensivos para a população da Região dos Lagos.

Com o auxílio ao sistema de saúde de Rio das Ostras, já são 13 municípios fluminenses beneficiados com equipamentos cedidos pela Prefeitura do Rio, que já ajudou também o governo do Estado. Os aparelhos ficarão com as Prefeituras enquanto durar a pandemia, garantindo a oferta de mais leitos dedicados ao tratamento de pacientes com coronavírus.

– No ano passado, compramos 170 toneladas de equipamentos da China que chegaram recentemente em três navios e seis voos. Com isso, a Prefeitura tem conseguido ajudar os municípios. Rio das Ostras vai poder aumentar o número de leitos de UTIs, o que dará um alento e uma garantia a mais para a sua população – disse o prefeito.

Foram 15 respiradores e 15 monitores cedidos a Rio das Ostras. Foto: Mariana Ramos/Prefeitura do Rio

A secretária municipal de Saúde, Beatriz Busch, destacou que Rio das Ostras recebeu 15 respiradores e 15 monitores, possibilitando a abertura de mais 15 leitos de UTI.

– O impacto disso na cidade pode ser avaliado na medida que eles possuem 30 leitos de UTI, um aumento de 50% de sua capacidade – comentou.

O prefeito de Rio das Ostras, Marcelino Borba, classificou a doação como “um ato humanitário, que faz toda a diferença”.

– Esses equipamentos chegam num momento crucial e vão nos dar a segurança necessária para a retomada do comércio em Rio das Ostras. Ninguém consegue fazer gestão em saúde sem parceria. Isso que faz a diferença: pensar primeiro no ser humano. Parabéns ao prefeito Marcelo Crivella e sua equipe.

Municípios já beneficiados com a cessão de equipamentos

A Prefeitura do Rio já disponibilizou mais de 300 equipamentos para abertura de leitos de cuidados intensivos no Estado, com o objetivo de ajudar municípios vizinhos a ampliar a capacidade de atendimento a casos de Covid-19, priorizando a Região Metropolitana 1 — capital e os municípios da Baixada.

Campos, Miguel Pereira, Teresópolis, Duque de Caxias, Queimados, Itaguaí, Petrópolis, Nova Iguaçu, Barra do Piraí, Guapimirim, Seropédica, Mangaratiba, Miguel Pereira e Campos já foram beneficiados com a ação da Prefeitura do Rio.

A cessão dos equipamentos só foi possível por causa da compra de mais de 18 mil itens hospitalares realizada pela atual gestão no final do ano passado, antes da pandemia, para reequipar as unidades municipais de saúde. Esses aparelhos foram essenciais para ampliar a capacidade da rede municipal de saúde e agora também para ajudar o Estado a enfrentar esse momento de contágio.