Prefeitura debate papel das organizações não governamentais na cooperação entre os municípios dos BRICS

Publicado em 12/11/2020 - 17:37 | Atualizado
Imagem da fachada do Centro Administrativo São Sebastião, sede da Prefeitura do RioA Prefeitura do Rio de Janeiro participou do Segundo Fórum Municipal Internacional do BRICS. Foto: Divulgação/Prefeitura do Rio

A Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da Coordenadoria de Relações Internacionais, participou do Segundo Fórum Municipal Internacional do BRICS, no dia 05 de novembro de 2020, em um painel sobre o papel das organizações não-governamentais no fomento da cooperação entre os municípios do agrupamento.

O evento online foi promovido pela Organização Pública da Rússia – Business Rússia e contou com a participação de representantes dos setores público, privado e de organizações não governamentais do Brasil, Rússia, China, Índia e África do Sul. O fórum multidisciplinar organizado pela cidade de São Petersburgo, Rússia, teve como foco o desenvolvimento socioeconômico dos territórios dos países BRICS.

Com base no importante papel desempenhado por organizações não governamentais na execução de políticas públicas, a intervenção do Rio almejou estimular iniciativas entre governos locais e organizações não governamentais como ferramenta para incrementar o bem-estar da população. Os desafios e potencialidades comuns às cidades do BRICS propiciam o intercâmbio de conhecimento e cooperação, em especial em áreas estratégicas como turismo, tecnologia, inovação, investimento produtivo e desenvolvimento social.

Na ocasião, o Embaixador Antonio Mello, representante da Prefeitura do Rio, apresentou projetos do município realizados em parcerias com ONGs como o Mapa da Pia, que implementa lavatórios de mãos em locais públicos com o objetivo de diminuir o contágio da Covid-19, e o programa de agricultura urbana Hortas Cariocas, que distribui alimentos para escolas, hospitais, restaurantes populares e comunidades vulneráveis.

Ademais, a cidade propôs uma maior participação das organizações não governamentais e da sociedade civil nos próximos foros dos BRICS, destacando a relevância de arenas de diálogo como Civil Brics e o próximo Fórum Municipal do BRICS, a se realizar em julho de 2021, em São Petersburgo, Rússia.

Arenas de discussões como o Fórum Municipal Internacional do BRICS são de grande importância para o fortalecimento de iniciativas de governança participativa entre governos locais e organizações não governamentais. A participação no painel foi também uma oportunidade para o Rio de Janeiro reforçar seu compromisso em intensificar os laços de cooperação com as demais cidades do agrupamento, que podem ser facilitados com o suporte financeiro do New Development Bank.

• 12 de novembro de 2020