Prefeitura assina termo de cooperação para testar medicamento contra a covid-19

Publicado em 19/08/2020 - 16:14 | Atualizado em 20/08/2020 - 17:23

A Prefeitura do Rio assinou um termo de cooperação com a Sorrento Therapeutics, empresa norte-americana de biotecnologia, para a participação da cidade do Rio de Janeiro em pesquisas e ensaios clínicos para o desenvolvimento de medicamentos utilizados no tratamento da covid-19.

Os ensaios clínicos não terão custos para a Prefeitura do Rio. Eles já estão acontecendo em outros países com uma boa perspectiva de resultado no tratamento de pacientes com covid.

Para o início dos testes no município do Rio de Janeiro é necessário aguardar a liberação do medicamento pela Anvisa e a avaliação dos protocolos pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Secretaria Municipal de Saúde. Após a aprovação, voluntários serão selecionados para os testes clínicos e, para isso, assinarão um termo de consentimento.

Os selecionados para o ensaio clínico serão pacientes já diagnosticados com a doença. Ainda não há o número de pessoas que participarão desses testes do medicamento – desenvolvido pela Sorrento – que é composto de um coquetel de anticorpos para a neutralização do coronavírus